RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Casar ou morar junto?

Viver sob o mesmo teto pode ser a decisão mais certa (ou a mais errada) de um casal

Por Leandro Elias
12/07/2017 • 15h50
Compartilhar

Duas opções são iguais: morar junto funciona como um casamento e ponto final. Há quem acredite que morar junto é apenas uma prévia do casamento, assim como muita gente acredita que para morar junto só casando.  Apesar de dividir opiniões, não existe certo ou errado, ou um pior e outro melhor. Seja para casar ou morar junto, a decisão deve ser de acordo com os desejos do casal.

Existem vários motivos que fazem com que um casal dê um passo a mais na relação, mas para que nada dê errado o casal deve estar certo da hora e do motivo ideal, afinal dividir o mesmo teto com alguém que você ama pode ser maravilhoso, mas também pode significar catástrofe total.

Se a sua intenção em dividir uma casa é apenas para sair do vermelho, é melhor pensar duas vezes, talvez ainda não seja a hora de morar na mesma casa que seu namorado. Nesse caso, o ideal é dividir a casa com um amigo. Mas, se mesmo assim vocês têm certeza do que querem, mas ainda não pensam em casamento, o ideal para preservar a relação é um pacto de namoro. Apesar de ser usado por pouca gente, o pacto que pode ser feito em qualquer cartório garante que o casal não vive em uma união estável, ou seja, nenhum dos dois pode reivindicar nada em caso de separação.

Ter uma vida a dois (sem se casar) é uma ótima maneira de testar a relação e ver se rola. Mas, calma, pessoas não são como carros que você testa e escolhe o melhor. Um casal muda durante a relação e essa decisão deve ser muito bem conversada, afinal nem todos os dias serão flores. Nesse caso a união estável pode e deve ser solicitada, já que a intenção do casal é viver como uma família.

Uma família

Esse é, com certeza, um dos maiores motivos para um casal se casar, os dois se amam e almejam pelo resto da vida a companhia um do outro. Nesse caso, o casamento civil é sem dúvida a melhor opção, para assegurar os direitos de cada um na relação e, claro, uma série de benefícios que só o casamento civil proporciona.

Na prática, pode ser tudo muito diferente do que você acabou de ler, mas isso quem vai dizer é o tempo, o que não vale é cair de cabeça sem pesar os prós e contras de uma vida a dois. Muitos enxergam o casamento civil como “para sempre”, já morar junto soa como algo temporário, uma ideia totalmente antiquada, afinal a lista de casamentos que acabaram em menos de dois anos é longa, enquanto casais que apenas moram juntos vivem  felizes para sempre.   

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Revista SE7E