RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Como é feito o congelamento de óvulos?

Técnica aumenta a chance de ser mãe com segurança em uma idade mais avançada. Mas tem suas questões. Veja como funciona

Por Redação
11/02/2019 • 08h03
Compartilhar

Algumas mulheres desejam se tornar mães, mas preferem postergar esse momento. Como a infertilidade e a possibilidade de ter uma gravidez de risco são mais comuns com o avançar da idade, elas podem recorrer ao congelamento de óvulos..O procedimento, indicado também para quem deve retirar os ovários por causa de alguma doença, tem sido cada vez mais procurado nas clínicas brasileiras. Descubra, nos tópicos abaixo, como ele é realizado:

1. O preparo

Antes de tudo, são feitos exames para flagrar ou afastar doenças que comprometem a qualidade dos óvulos. Depois, para aumentar o número deles, a mulher recebe remédios injetáveis, em geral na barriga. Essa estimulação dura umas duas semanas.

2. A extração

A coleta é feita em um centro cirúrgico, com sedação. O que é extraído, por meio de uma espécie de agulha acoplada a um aparelho de ultrassom, são os folículos dos ovários, dentro dos quais estão os óvulos. Podem ser realizadas várias coletas, em ciclos diferentes.

3. O congelamento

Os óvulos são retirados de dentro dos folículos por meio de uma agulha bem fina e permanecem cerca de duas horas no laboratório para uma maturação.

Depois, são mergulhados em uma substância congelante, que irá proteger e diminuir a quantidade de líquido em seu interior para evitar a formação de cristais.

Então, começa o processo conhecido como vitrificação. Os óvulos são colocados em nitrogênio líquido, o que reduz a temperatura a 196 graus negativos em minutos.

4. O descongelamento

Os óvulos podem permanecer congelados por até dez anos. Quando a mulher decide engravidar, a amostra é retirada do nitrogênio líquido. Existe a possibilidade de recongelamento dos óvulos que não foram utilizados, mas o real impacto desse processo ainda não é conhecido.

5. A fertilização

A partir daqui, a história segue igual à de uma fertilização in vitro convencional: os óvulos são fecundados com o espermatozoide do parceiro, em laboratório, e implantados no útero. Existe ainda a possibilidade de congelar os possíveis embriões excedentes.

Lembrando que o sucesso do procedimento depende da idade em que o óvulo foi extraído. O ideal é não passar dos 35 anos.

E quanto custa?

O preço varia de acordo com diversos fatores, como o tipo de estimulação e congelamento dos óvulos e a região do país. Mas o valor gira em torno de 15 mil reais para a coleta e 900 reais mensais para a manutenção dos óvulos congelados.

Quando o método é solicitado?

Em 2017, 78 mil óvulos foram congelados no Brasil

Gravidez adiada: A mulher pode postergar o momento de ser mãe por questões pessoais. A idade máxima recomendada para implantação é 50 anos.

Quimioterapia: O tratamento contra o câncer destrói várias células do corpo, inclusive os óvulos, que podem ser preservados antes da químio.

Menopausa precoce: Há mulheres que param de ovular antes dos 30 anos. Ultrassom e dosagem hormonal detectam se há risco de acontecer.

Químio do parceiro: O óvulo pode ser fecundado com o espermatozoide do parceiro e congelado. É possível fazer apenas o congelamento do sêmen.

Fontes: Eduardo Borges, especialista em reprodução e membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH); Renato de Oliveira, especialista em reprodução da Criogênesis, em São Paulo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Revista SE7E