RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Coração em alerta

Doenças cardiovasculares aumentam em jovens e adultos

Por Kelly Martins
20/07/2017 • 15h37
Compartilhar

Pressão alta, colesterol, sedentarismo, obesidade. Fatores de risco que podem refletir diretamente em doenças cardiovasculares em adultos e crianças. O tabagismo não fica de fora e até o estresse do dia a dia está entre os vilões da hipertensão. É o que explica o cardiologista Luís Fernando Baldino Lopes ao enfatizar que as ocorrências de infarto e acidente vascular, por exemplo, estão cada vez mais prematuras.

Dessa forma, segundo ele, os cuidados ao longo da vida são peças-chave para diminuir e até evitar problemas no coração. “A atenção à saúde é importante desde a infância. Nos primeiros reflexos que vão de sobrepeso, intolerância à lactose, entre outros”, diz. O cardiologista pontua que é cada vez maior o número de pacientes com problema cardiovascular,em Três Lagoas. A constatação é pelos atendimentos em seu consultório – o Med Quality –, onde também oferece serviços de clínica médica e medicina do trabalho, com objetivo de zelar pela saúde psíquica dos pacientes. 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças cardiovasculares são as principais causas mundiais de morte. Elas representam 29% dos óbitos no Brasil. Somente em janeiro deste ano, 30 mil pessoas morreram vítimas de problemas no coração. Embora a predisposição genética contribua para a ocorrência dessas doenças, as estatísticas apontam que a maioria dos casos está ligada a maus hábitos alimentares da população. 

As últimas pesquisas revelam que as doenças cardiovasculares matam duas vezes mais que todos os tipos de câncer, 2,5 vezes mais que os acidentes e mortes decorrentes por violência e seis vezes mais que as infecções. E para saber se está tudo sob controle, o cardiologista orienta que se faça exame de rotina, clínico e laboratorial. Também é importante a busca pelos hábitos saudáveis, como atividade física e alimentação balanceada. 

Se tiver antecedentes familiares para doenças crônicas como, por exemplo, diabetes, hipertensão, fique mais atento. Deve-se ingerir água regularmente e, caso tenha dor no peito ou no tórax, acima do umbigo, vá rapidamente ao hospital mais próximo. O Med Quality oferece eletrocardiograma completo, holter, mapa e exames complementares, que auxilia no dia a dia do paciente. “Uma visão de mudança de comportamento, hábitos, em busca de uma vida saudável”, acrescentou o cardiologista, que atua na área há mais de 20 anos. 

Luís Fernando é especialista em cardiologia, medicina do trabalho, homeopatia. É medico intensivista e atualmente o responsável técnico pela UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Cassems. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Revista SE7E