Rádios On-line
9247
HOSPITAL CASSEMS

Liderança

Hospital Cassems de Três Lagoas é modelo de saúde de alta complexidade!

29 NOV 2019 - 08h:50Por Leandro Elias

Ricardo Ayache é formado em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993). Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e possui MBA em Gestão Empresarial de Cooperativa de Saúde (2004/2005). Atualmente o médico se destaca no exercício da presidência do hospital Cassems, onde assumiu o posto em 2010. Nesta edição conversamos com Ricardo Ayache que nos conta sobre os desafios, inovações e planos para o futuro do hospital. 

Viver Se7e: Qual tipo ou estilo de gestão ideal para o comando de um hospital como o da Cassems?

Ricardo Ayache: Uma unidade do porte do Hospital Cassems de Três Lagoas deve ter uma gestão transparente, sempre trabalhando para ofertar uma assistência em saúde de qualidade e humanizada. O treinamento e a qualificação constantes dos nossos colaboradores fazem parte também do modelo de gestão da Caixa de Assistência. Acredito na liderança transformacional. Isso se fortalece com a participação de todos nas decisões que engendram a logística da nossa rede hospitalar.  Priorizamos a saúde e a cura, entende-se que na questão da cura há um limite, mas no que tange à humanização e ao atendimento, não há limites para se diferenciar e atender com qualidade.

V7: Quais os desafios enfrentados e rumos que o hospital deve seguir nos próximos anos?

RA: Os maiores desafios do Hospital Cassems de Três Lagoas estão em um processo que toda a nossa rede hospitalar está se preparando e que o nosso Hospital de Campo Grande já passou e conseguiu a certificação, caminhando agora em 2020 para o nível 2 desta certificação, que é a Acreditação, um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecidos internacionalmente.
Além disso, pretendemos evoluir em ampliações, reformas e melhorias para atender cada vez melhor os nossos pacientes. Recentemente a unidade já teve sua fachada reformulada, ampliação e melhoria dos leitos, entre outras mudanças que visam atender com qualidade. 

V7: Recentemente, o hospital ganhou uma plataforma on-line para acompanhamento de exame e guias médicas. Houve impacto disso na rotina do hospital e de seus pacientes?

RA: Os processos tecnológicos mais modernos contribuem sempre de forma bastante significativa em qualquer gestão. É uma exigência não apenas da contemporaneidade, mas principalmente dos nossos públicos (médicos, colaboradores e usuários) que esperam melhorias, serviços mais ágeis e de fácil acesso. Obviamente que tornar o acompanhamento de exames e guias médicas por meio de uma plataforma on-line impacta de forma muito positiva no nosso dia a dia.

V7: Muito se fala em inteligência artificial na saúde. O sr. acredita que é um caminho a ser seguido pelo hospital?

RA: A tecnologia está ajudando na otimização do setor da saúde, transformando os prontuários em digitais, modernizando as pesquisas e permitindo uma coleta de dados avançadas dos pacientes. A Inteligência Artificial na saúde é capaz de fornecer inúmeros benefícios como maior precisão dos diagnósticos; otimização do armazenamento de dados; ampla base de dados para diagnósticos precoces; softwares ágeis e prontuários eletrônicos e melhores recursos no tratamento. As empresas da saúde estão buscando novos recursos para melhorar a experiência de seus paciente e procedimentos e reduzir custos. Essa tendência é capaz de agilizar o atendimento dos pacientes e otimizar os procedimentos realizados, porém acredito sempre que deva ser aliada ao capital humano, capacitado para utilizar as ferramentas da tecnologia e sem perder o que valorizamos mais na Cassems, o atendimento humanizado e com afeto aos nossos pacientes. 

V7: Para aqueles que não conhecem, qual seria seu relato da história do hospital e sua importância?

RA: O Hospital Cassems de Três Lagoas é um sonho concretizado. Em 18 anos de Cassems buscamos dar suporte aos servidores públicos de Mato Grosso do Sul que clamavam por um sistema de saúde digno, de qualidade e que oferecesse um cuidado humanizado, respeitando a história que o funcionalismo público tem no Estado. 
A nossa unidade hospitalar nesta região promissora foi adquirida de um Plano de Saúde em 2014, nós vimos no espaço muitas possibilidades, sempre visando atender àquelas demandas em saúde da mais alta complexidade, por isso a UTI Geral e Neonatal na unidade. Buscamos agregar em um só espaço serviços essenciais como diagnóstico por imagens e laboratório de análises clínicas para que o paciente não tenha que buscar em outros locais o serviço do qual necessita.
A principal importância de termos dez unidades hospitalares em todo o estado, com certeza está na interiorização do modelo de qualidade e assistência à saúde da Cassems, possibilitando e facilitando o acesso ao atendimento. 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13