RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

O mal do século!

Quantas vezes você mexeu no celular enquanto folheia a revista?

Por Leandro Elias
01/06/2017 • 09h17
Compartilhar

Quantas vezes você mexeu no celular enquanto folheia a revista? Se a resposta foi “muitas vezes”, cuidado! Tem algo errado. Você sabe o que é Nomofobia? Muita gente não conhece, mas esse termo está relacionado ao uso excessivo do celular.  Não pense que estamos falando do tempo que você passa nele, pois esse transtorno está ligado, principalmente, à maneira como o uso excessivo de celular afeta o seu dia.

Hoje em dia é comum andar por ai de cabeça baixa acompanhando tudo que acontece no mundo pelo celular, afinal, tudo se resolve de maneira mobile hoje em dia.

Isso, sem falar em redes sociais. Mas quando o uso excessivo começa a te prejudicar, ou melhor, colocar em risco a sua vida, ai já é um problema.

Não focar em atividades, e usar o celular enquanto dirige são sintomas graves da Nomofobia. Segundo pesquisas, jovens de 13 a 25 anos estão mais vulneráveis ao vicio porque nessa fase da vida a opinião dos outros ainda é muito influente. É nessa fase também que mostrar é mais importante do que viver.

E se você se considera um viciado em celular, selecionamos 7 hábitos para te ajudar a deixar o celular mais de lado e viver melhor.

1 - Desabilite as notificações

Pode parece difícil no começo, mas aos poucos você acostuma e percebe que as notificações são a porta de entrada para o vício. Mas, se você precisa trabalhar com esses dados, habilite notificações apenas para assuntos do trabalho. É uma maneira de continuar ligado no ofício, mas de maneira saudável.

2 – Compre um despertador

Desligar o celular enquanto dorme te garante uma boa noite de sono. Como o sono é dividido em fases, dormir com o celular ligado pode te deixar tenso esperando alguma notificação. Isso sem falar nos sons emitidos que deixa seu corpo sempre em sinal de alerta.

3 – Guarde tudo na memoria

Sair com amigos ou ir a um show parece que perdeu o sentido nos dias de hoje. É realmente necessário postar tudo sobre a sua rotina? Esqueça o celular e curta o momento, você não vai morrer se não fizer uma foto daquele show. Viva mais e aproveite os momentos com as pessoas ao seu lado.

4 – Use nos intervalos

Você não precisa se isolar do mundo, mas saber usar o celular é primordial, principalmente no trabalho. Foque nas suas atividades e termine-as para assim, ter um intervalo e chegar ao celular. Bom pra você e para o seu rendimento!

5 - Desligue o celular

Quase todo mundo sabe como te encontrar, não importa onde e nem o horário. Basta usar o celular. Mas isso acaba te fazendo um refém da tecnologia. Não tenha medo de desligar o aparelho se o seu objetivo é descansar. Seja lá qual for o problema, se não for urgência e emergência, todos podem esperar o seu retorno.

6 – Ouça

Se mesmo assim você acha que não está abusando do celular, que tal ouvir a opinião de amigos e familiares? Afinal, a primeira coisa a dar errado é a relação com as pessoas mais próximas. Ouça mais quem te quer bem e se alto avalie.

7 – Busque Ajuda

Diferente de outros vícios, o vicio em celular não é tão fácil de ser identificado. Buscar ajuda e conversar sobre o problema é uma maneira de detectar o transtorno e tratá-lo antes que seja tarde demais. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Revista SE7E