RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Oficina da alma e do saber

Mais uma alternativa de tratamento para conflitos emocionais

Por Redação
17/11/2017 • 16h43
Compartilhar

Ansiedade, depressão, pânico, vitimismo, estagnação. Estes são apenas alguns dos sintomas que engrossam a lista das doenças mentais mais comuns atualmente. Chamados de os “males do século” os conflitos emocionais estão entre as maiores causas de morte, principalmente entre jovens na faixa dos 15 aos 29 anos. Dados da organização Mundial de Saúde OMS- de 2017, afirmam que 23,9% dos brasileiros têm algum  transtorno de ansiedade e a  depressão afeta 5,8% da  população. Aliás, o Brasil é o segundo país com a maior prevalência de depressão da América Latina e o recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade. Mas, o problema é global. Ainda segundo a OMS, 322 milhões de pessoas sofrem com depressão em todo mundo: 18% a mais do que há 10 anos. E ela, sozinha, é a doença mais incapacitante no mundo e é a responsável por 800 mil suicídios por ano.

Para ajudar a combater esses males, uma nova psicoterapia surgiu entre as terapias integrativas: a Psicoterapia Reencarnacionista. Essa linha de atuação é bem nova em Três Lagoas. A única turma formada em Mato Grosso do Sul recebeu o diploma da Associação Brasileira de Psicoterapia Reencarnacionista - ABPR, no ano passado. Mas, essa forma de tratamento é cada vez mais conhecida e utilizada em vários países por alguns profissionais da saúde como psicólogos e psiquiatras. Um exemplo é Mauro Kwitko, médico gaúcho, fundador e presidente da ABPR desde 2004, que é um dos pioneiros e um dos mais conceituados especialistas nesta terapia no Brasil, com cerca de 20 anos de atuação e 8 livros editados sobre o assunto. Mas, afinal, do que se trata realmente essa técnica? As psicoterapeutas Vickie Vituri e Elaine Congro, da Oficina da Alma e do Saber, discorrem sobre o assunto para a revista Viver Saúde.

V7 – O que é a Psicoterapia Reencarnacionista?
OAS –  Segundo a ABPR, A Psicoterapia Reencarnacionista é uma moderna escola psicológica alternativa que tem a finalidade de trazer a essa área possibilidades de expansão, pois a reencarnação é agregada aos conceitos psicológicos e psiquiátricos, criando uma nova maneira de enxergar e lidar com os conflitos humanos. 

V7 - Como assim reencarnação?
OAS – Reencarnação é o nome que se dá ao processo de viver uma vida, morrer e nascer novamente para uma nova experiência, para um novo aprendizado. E, no fim desta experiência, outra vez morremos para, mais tarde, nascermos. E assim, vamos reencarnando muitas vezes, com o objetivo de seguirmos aprendendo com as nossas experiências conjuntas e individuais, erros e acertos. O objetivo a longo prazo é aprendermos a lidar harmonicamente com tudo e com todos e obtermos, em conjunto, a evolução espiritual. Agregando a reencarnação à psicologia, cria-se uma nova psicologia, baseada na nossa vida eterna, na nossa busca de evolução consciencial.

V7 – Mas isso não tem um tom religioso?
OAS -  Na Europa e nos Estados Unidos, muitos psiquiatras e psicólogos já trabalham com estas realidades espirituais como um assunto científico. Aqui no Brasil, esses assuntos ainda são considerados religiosos. Poderíamos dizer que a Psicoterapia Reencarnacionista é uma aliada da maioria das religiões reencarnacionistas no sentido de recomendar a investigação e o tratamento espiritual nos casos das doenças mentais. Da mesma forma, pode ser coadjuvante dos tratamentos científicos tradicionais, pois veio para dar continuidade aos trabalhos iniciados por Freud quanto ao Inconsciente. Não nega a Psicologia tradicional, pelo contrário, vem para colaborar com sua expansão.

 V7 - Para quem é indicado o tratamento?
OAS - Para pessoas que apresentam fobias, depressão, ansiedade, transtorno bipolar, bulimia e TOC, introversão, baixa autoestima, sensação de abandono, vitimismo, sentimento de rejeição, enfim, transtornos psicológicos e dores da alma.

V7 – Em que consiste o tratamento?
OAS – Em sessões de regressão e na proposta de reforma íntima.  Partimos do principio que não somos um livro em branco ao nascermos, pelo contrário, trazemos uma personalidade forjada numa história muito antiga de vivências e experiências. Ou seja, nossa personalidade já nasce conosco e é a continuação das últimas encarnações, estando embutida aí a finalidade da vida atual, que é melhorarmos em relação a nós mesmos e aos outros, num processo de autocura que visa à evolução. Com as regressões e a reforma íntima, as pessoas identificam e passam a evitar padrões negativos repetitivos de comportamento, escondidos no Inconsciente e que ainda podem estar lhe afetando atualmente. Essa terapia lida com o desligamento de uma pessoa de fatos traumáticos do seu passado, geralmente de encarnações anteriores.  A partir da descoberta das características que nos acompanham ao longo dos séculos, passamos a trabalhar para atenuar, minimizar ou curar tendências, como as depressivas, de ansiedade ou outras que considerarmos não adequadas para compor o nosso ser atual. 

V7 – Com a regressão posso saber quem eu fui no passado?
OAS -O aspecto mais importante da terapia de regressão é a Ética. Ela não deve nunca ser colocada a serviço da curiosidade ou banalidade. Não devemos infringir a Lei Espiritual do Esquecimento, incentivando, sugerindo, induzindo ou conduzindo uma lembrança. O que interessa, na Psicoterapia Reencarnacionista, é o desligamento do trauma e não quem ou o quê lhe causou.    

 V7 - E o que é OAS?
OAS- Significa Oficina da Alma e do Saber. Nome dado ao nosso espaço que além da Psicoterapia Reencarnacionista desenvolve Projetos e Cursos na área de Desenvolvimento Humano e Upgrade Pessoal. É uma linha de atuação que tem a ver com esse momento de busca de melhoria individual, ecossistêmica e global. Tudo que se relaciona a aprendizado, arte e evolução. Já temos em andamento o Projeto “Tora Tora”, que é de decoração sustentável e o “Tá com Tudo Bordados”, de inclusão social. Já no final de novembro, a OAS realizará uma Exposição de Telas e Peças do Projeto “Tora Tora”. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Revista SE7E