RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Outubro Rosa

Prevenção ao câncer de mama é tema durante todo o mês, mas você sabe como diagnosticar a doença precocemente?

Por Leandro Elias
20/12/2018 • 09h54
Compartilhar

O câncer de mama é o tipo da enfermidade que mais acomete as mulheres brasileiras, com a expectativa de 59.700 novos casos até 2019, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em cada 10 casos, três estão relacionados ao estilo de vida das pessoas, como hábitos do tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade e, num país tropical como o Brasil, a exposição excessiva ao sol aumentam as chances de incidência da doença.

Para a Sociedade Brasileira de Mastologia, medidas simples de prevenção, com a adoção de alimentação saudável, prática de atividades físicas e realização de exames preventivos, como a mamografia, podem ajudar a reverter o triste cenário do câncer de mama no país.

“Recomendamos que toda mulher, sem histórico entre familiares de primeiro grau, a partir dos 40 anos realize a mamografia anualmente. Se houver casos na família, é indicado que a primeira mamografia seja dez anos antes que este parente. Ou seja, se, por exemplo, a mãe teve câncer aos 42, o ideal é fazer o exame aos 32. Este é o exame mais eficiente para identificar microcalcificações que podem representar o sinal mais precoce de malignidade ou nódulos menores que 1 centímetro, que não é possível palpar clinicamente. É também a melhor forma de diagnóstico precoce, já que aumentam as chances de cura”, afirma o médico radiologista, Adir Pires Maia Junior, responsável pela realização dos exames na Clínica Fetus, em Três Lagoas.

Para o especialista, o diagnóstico precoce é o protagonista na cura da doença. Por isso, os exames de mamografia digital e ultrassom são tão importantes nesta etapa. “A mamografia, em especial, é um exame simples, rápido e indolor. A partir dele, dá uma noção espacial da lesão em um plano bidimensional. Aliado a ultrassom, é possível ver as mesmas lesões, mas também as diferentes texturas, se é sólido ou se tem líquido, a extensão da lesão, além de medir a densidade do nódulo. Isso somente a Fetus faz na cidade!”, complementa.

Na Clínica Fetus, a mulher encontra equipe multidisciplinar e profissionais especializados em ginecologia e obstetrícia. A paciente pode passar por consultas de rotina e já realizar os exames ginecológicos necessários, como também pode realizar os exames pedidos por médicos que atendem em outro local.

Atendem na Fetus os ginecologistas obstetras: Cassiano Rojas Maia, Karla Regina Anacleto Isidório e Larissa Ferraz, além do radiologista Adir Pires Maia Junior.

O Inca recomenda que...

Para reduzir risco do desenvolvimento de diversas doenças, inclusive o câncer

de mama, o Inca recomenda manter uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Um estudo realizado na Universidade de Yale (EUA) mostrou que pacientes com câncer de mama que caminhavam três horas por semana tiveram em média 46% mais chances de cura, se comparadas as outras pacientes que não possuíam este hábito. Todavia, em pacientes que aderiram a esta prática após décadas de sedentarismo, a porcentagem foi de 33%.

Além disso há uma tendência à redução em duas horas/semana do nível de atividade física após o diagnóstico de câncer de mama, sendo que mulheres obesas apresentam uma redução ainda maior.

Algumas situações clínicas podem impedir temporariamente a paciente de praticar atividade física. Saber como estão as taxas sanguíneas é importante antes de iniciar qualquer exercício, não é indicado para pacientes com anemia e com nível baixo de plaquetas ou com alterações cardiovasculares graves.

Pacientes com metástase óssea, assim como osteoporose, artrite e lesões nos nervos devem evitar exercícios que provoquem tensão nos ossos para esses casos são indicados exercícios de baixo impacto como hidroterapia e hidroginástica.

Respeitar os limites físicos é importante para definir as atividades são ideais. É importante que a paciente encontre harmonia entre exercícios que não exijam demais do corpo que está fragilizado, com resultados positivos e lhe traga prazer.

Clínica Fetus
Rua Alfredo Justino, 487 – Centro – Três Lagoas
(67) 3521-3894

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Revista SE7E