RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

SE7E cores do arco-íris

Fenômeno óptico e meteorológico, que ocorre quando se separa a luz do Sol em seu espectro

Por Leandro Elias
20/12/2018 • 10h04
Compartilhar

“Primeiro a chuva, depois o arco-íris”. O poema de Caio Fernando de Abreu é inspirador para aqueles dias sem graça e sem motivação. Afinal, não a nada mais fascinante do que um belo arco-íris colorindo o céu. Mas, por traz de tamanha beleza se esconde uma história fascinante e que, mais uma vez, envolve o numeral perfeito. O se7e.

Apesar de estar diretamente relacionado ao número, isso, no fim das contas, acabou sendo um pouco forçada. O arco-íris, que popularmente é também conhecido como o arco-da-velha, é, na verdade, um fenômeno óptico e meteorológico, que ocorre quando se separa a luz do Sol em seu espectro. Em outras palavras, é quando o Sol brilha sobre gotas de chuva.

A partir daí se forma um arco multicolorido composto por vermelho no seu exterior e violeta no interior. Apesar de a grande maioria só conseguir discernir apenas seis cores, o arco-íris, é composto por se7e - duas delas acrescentadas pelo físico Isaac Newton.  A sua relação com o número se7e se dá graças a Newton, que identificou apenas cinco cores e adicionou mais duas para fazer uma analogia às se7e notas musicais.  

Geralmente os melhores arco-íris acontecem quando metade do céu ainda está com nuvens de chuva, e o observador posicionado em um local com céu claro.

Ele é formado por vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta – cores que carregam significados que desde sempre estão presentes na historia da humanidade.

Vermelho
Simboliza paixão, amor e coragem.

Laranja
Representa a comunicação, cordialidade e prosperidade.

Amarelo
Significa alegria, luz, jovialidade.

Verde
Evoca sentimentos de esperança, paz, equilíbrio e confiança.

Azul
Simboliza calma mental, harmonia e autoridade.

Índigo (anil)
Significa sinceridade, respeito e individualidade.

Violeta
Também descrita como roxo, a cor violeta está relacionada com a espiritualidade. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Revista SE7E