RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Se7e notas musicais

Você já se perguntou por que existem sete notas musicais?

Por Leandro Elias
28/08/2017 • 17h16
Compartilhar

Você já se perguntou por que existem sete notas musicais? A revista se7e já e assim como nas edições anteriores vamos desvendar mais esse mistério da humanidade envolvendo o número se7e.

Criadas pelo monge italiano Guido d’Arezzo as notas musicais são sinais gráficos que surgiram com a finalidade de representar as variações da altura dos sons. Em outras palavras as sete notas musicais são uma maneira de organizar e facilitar a composição de melodias.  Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, essas são as notas musicais que conhecemos desde pequenos, o que muitos não sabem é que as notas foram criadas a partir de um texto sagrado, o “Hino a São Jão Batista” na época sob o nome de “Ut queant laxis”, para nomear cada nota o monge utilizou o começa de cada frase, surgindo então às notas musicais que todos conhecemos.

Mas para algumas culturas a notas musicais ou a música em geral teve uma “origem divina”, essas culturas acreditavam que os sons foram dados a eles por uma divindade, já em outras acreditavam que a música tinha uma conexão direta com o cosmo e movimento dos planetas.

No fim das contas não importa muito seu surgimento, o que importante mesmo é que a  música sempre fez e sempre fará parte da nossa historia, desde a idade média a música vem sendo instrumento para diversas atividades desde ensinamentos comuns ou até mesmo religiosos, e hoje não é diferente a música acalma, ensina e nos mostra muito sobre a vida.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Revista SE7E