RÁDIOS
Três Lagoas, 17 de abril

Sem Igual

Desconhecidas de muita gente as trufas negras são hoje uma das maiores iguarias da gastronomia

Por Leandro Elias
23/06/2017 • 08h05
Compartilhar

Desconhecidas de muita gente, as trufas negras são hoje uma das maiores iguarias da gastronomia. Mas não estamos falando das trufas de chocolate que todo mundo conhece, e sim de um fungo que carrega uma verdadeira explosão de aromas e sabores.

Pode até parecer estranho, mas esse ingrediente selvagem tradicionalmente encontrado em Périgord, na França, é hoje um dos ingredientes mais desejados do mundo todo. Tudo isso graças a seu sabor ímpar e sua flexibilidade, afinal a iguaria pode ser facilmente combinada com diversos pratos. Sejam brancas ou negras, as trufas são, na verdade fungos que se desenvolvem nas raízes de árvores (geralmente avelã e carvalho) e absorvem todas as características do espaço em que vive. Seu sabor, na maioria das vezes, vai de acordo com sua espécie, podendo assim variar no tamanho, sabor, aroma e conservação.
 

Apesar de terem se tornado tão populares, as trufas chamam atenção pelo alto valor cobrado em pequenas quantidades. Parte desse valor se deve pela dificuldade em encontrá-las, o que na maioria das vezes é feito por cães treinados que reconhecem seu cheiro, mesmo nas mais profundas raízes. Quem tem a oportunidade de provar o ingrediente relata um sabor e aroma inexplicável, uns gostam tanto que em 2014 uma trufa branca tida como a maior do mundo foi 

comprada por alguém não identificado pela bagatela de 61. 250 dólares. Outro fator que deve ser levado em conta é a conservação. Segundo Giordono, um dos maiores caçadores de trufas da França, as trufas devem ser vendidas frescas, desde a colheita até a distribuição o prazo máximo para que uma trufa chegue até seu consumidor é de 36 horas.

Agora que já conhece o alimento, você deve estar se perguntando qual a melhor maneira de preparar essa iguaria. Afinal com um valor desses errar é inadmissível. As trufas caíram sem dúvida nas graças de grandes chefs pelo mundo todo e vem deles as principais dicas para se combinar o ingrediente. 
Um dos maiores destaques de um prato com trufas é, sem dúvida, o aroma que o alimento proporciona. É por isso que a melhor forma de servir o alimento é crua, na maioria dos vezes ralada. Opte por pratos que não encubram seu aroma. Já com carnes, as trufas vão muito bem com filé mignon, picanha e alcatra. Entre os peixes prefira servir sempre com tilápia, salmão ou anchovas. 
Seja com carnes, peixes ou deliciosas massas, as trufas vão muito bem com uma infinidade de pratos, mas nada que supere o casamento perfeito entre esse ingrediente tão caro e raro com o nosso popular ovo frito. Isso mesmo, as trufas são o toque perfeito para qualquer ovo frito. Isso graças a sua história, afinal a iguaria surgiu como tempero para ovo séculos atrás entre camponeses italianos. A dica é combinar o ingrediente com uma gema bem molinha. O sabor é, com certeza, uma das melhores coisas que você vai provar na vida.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Revista SE7E