RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Sociedade Vegana

Excluir da sua vida qualquer coisa que seja de origem animal pode parecer difícil, mas para os Veganos isso vai muito além de uma simples forma de viver de maneira saudável.

Por Leandro Elias
14/09/2017 • 11h02
Compartilhar

Excluir da sua vida qualquer coisa que seja de origem animal pode parecer difícil, mas para os Veganos isso vai muito além de uma simples forma de viver de maneira saudável. Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre o veganismo, o movimento ganha cada vez mais força e vem chamando atenção de muitos para uma causa tão nobre que é a proteção dos animais, mas você sabe o que é um vegano?  Respeitar os direitos dos animais e ambientais é a principal característica do veganismo, o grupo se posiciona totalmente contra a exploração de animais e do meio ambiente, é dai que vem a dieta que consiste em não consumir absolutamente nada que venha de origem animal. Apesar de pouco conhecido pela grande maioria o movimento surgiu em 1997 e desde então luta por respeito e pela vida de animais muitas vezes explorados em diversos setores, como a agropecuária, por exemplo. Com a popularização do movimento um dia no calendário foi dedicado ele, desde 1994 todo dia primeiro de Novembro é comemorado o Dia Mundial Vegano, um dia que representa muito mais do que um estilo de vida.

ALIMENTAÇÃO

Quando falamos de vaganismo é totalmente impossível não se questionar a respeito da alimentação, com uma dieta totalmente vegetariana o vegano exclui de sua lista tudo que tenha derivação animal e isso incluem também laticínios, ovos e frutos do mar, com uma alimentação a base de cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças, algas e cogumelos o movimento vegano hoje ganha cada vez mais espaço, prova disso são os diversos restaurantes que hoje são especializados apenas em comida vegana, e com uma dieta rica assim só poderia resultar em uma vida mais saudável, recentemente um estudo realizado nos Estados Unidos comprovou que quem inclui alimentos de origem animal em sua dieta tem maior probabilidade em doenças degenerativas e cardiovasculares, enquanto em uma dieta vegetariana os níveis de obesidade e doenças do coração são extremamente baixos, isso de deve a uma dieta rica em carboidratos, ômega-6, fibra dietética entre muitos outros nutrientes importantes para o corpo, vale lembrar que uma dieta vegana é adequada para todas as fases da vida incluindo gravidez e amamentação, mas tudo deve ser feito com bastante cuidado, uma dieta mal planejada podem resultar em baixa quantidade de vitamina b12, cálcio, ácidos graxos, e vitamina D.

ENTRETENIMENTO

Com uma causa muito maior que vai muito além da alimentação o movimento vegano luta todos os dias por uma vida mais digna e sem exploração dos animais, é por isso que boicotar eventos como rodeios, vaquejadas, e touradas entram para a lista de atividades desse movimento, circos e zoológicos também entram para essa lista que segundo a ideologia do movimento essa praticas acabam por escravizar os animais e muitas vezes mal trata-los, recentemente mais uma luta foi vencida, o Supremo Tribunal Federal proibiu no Ceara a realização das famosas vaquejadas, atividade extremamente cruel e que foi alvo de inúmeros boicotes até finalmente ser proibida. 

NO MS

E se você acha que comida vegana é sem graça você está totalmente enganado, hoje em dia cada vez mais pessoas se especializam em receitas cheias de sabor e que são um verdadeiro sucesso, é o caso do Végvelo o food truck vegano que vem fazendo o maior sucesso pelas ruas da capital Campo Grande.

Comandada por Renato do Amaral Benites de 20 anos, a Kombi toda personalizada se tornou hoje a principal fonte de renda do rapaz que antes era professor de biologia e hoje se dedica a hambúrgueres verganos. Com um cardápio cheio de delicias veganas que levam molhos do mais variados possíveis o VegVeló é a sensação do momento em Campo Grande para quem busca uma alimentação saudável e muito, mas muito saborosa.

Ficou com vontade? O VegVeló funciona na Praça do Peixe, na avenida Bom Pastor a partir das 20 horas. Para mais informações sobre o paradeiro do food truck é só ligar (67) 9963-7784. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Revista SE7E