RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Terra de vampiro

Associada a uma das histórias de vampiro mais famosas do mundo, a Romênia é nosso destino nesta edição

Por Leandro Elias
21/09/2017 • 10h55
Compartilhar


Associada a uma das histórias de vampiro mais famosas do mundo, a Romênia é nosso destino nesta edição e vai provar para você que é muito mais do que o país do Conde Drácula. A Romênia é a casa de mais de 20 milhões de pessoas. É uma nação com cultura impressionante e muita história pra contar ao visitante, além de abrigar a famosa Transilvânia. É lá também que encontramos os 7 patrimônios mundiais eleitos pela Unesco. E em um país onde o 7 se faz presente logo de cara, é claro que não poderíamos deixar de conhecer as maravilhas deste lugar.
O país hoje esbanja uma cultura fascinante, tudo graças a sua localização geográfica que reúne características da Europa Central, Leste Europeu e dos Bálcãs. Para os visitantes o que chama mais atenção são as fortes tradições folclóricas que até hoje se mantêm vivas graças às comunidades romenas rurais que há centenas de anos passam de geração em geração atividades como gravuras em madeira, cerâmica, bordados e uma imensa variedade de danças e músicas tradicionais.

História 

O que não falta na Romênia são boas histórias, começando pelo princípio quando a população se viu dividida entre a Valáquia, Moldávia e Transilvânia que na época respondiam a diferentes impérios.  Apesar das divisões políticas e problemas, o sonho da unificação era maior, e com o final da primeira guerra mundial o país se viu unificado e dando os primeiros passos em busca de avanços econômicos, políticos e culturais. Mas isso acabou sendo interrompido com a segunda guerra mundial, onde o país perdeu parte de seu território e população. 
O país foi submetido a um regime comunista e, em 1989, a população promoveu uma grande revolução que mudou a história da Romênia. Em 1990, aconteceram as primeiras eleições livres, e em 1991, a nação ganhava sua nova constituição. De lá pra cá só conquistas e a mais recente em 2007 quando o país passou a integrar a União Europeia.

Gastronomia 

Assim como sua história, a gastronomia do país passou por processos semelhantes e que resultou em uma gastronomia diversificada. Com forte influência de turcos e gregos a culinária que leva inúmeros pratos de outras culturas faz questão de destacar um único prato totalmente romeno e que ainda faz o maior sucesso.
A Tocanita, como é chamada, já chegou a ser considerado um prato de povos menos afortunados, mas hoje a história é outra. O prato acabou se tornando um dos mais consumidos no país por todas as classes sociais. A receita, que se resume na verdade em carne com batatas, deve ser servida acompanhada de uma espécie de polenta que leva o nome de Mamaliga. Mas nem só de comida vive o homem. Apesar de não serem grandes beberrões, o país é hoje o nono na lista dos principais vinicultores do mundo. A Romênia ganha ainda mais destaque quando o assunto é produção de ameixa. O país é o segundo do planeta na produção da fruta.


Língua 

Com mais de 1.700 anos, a língua romena é falada por mais de 25 milhões de pessoas. Um fato muito curioso é que apesar da distância, o romeno é o idioma mais parecido com o português. A semelhança vem da sua derivação do latim, que significa ser semelhante ou de fácil compreensão por pessoas que já falam algum idioma dessa família. 

Curiosidades 

Você que assistiu aos filmes do Conde Drácula, quase sempre tendo cenários romenos como destaque, nunca imaginou a história que esse país esconde. Além de uma gastronomia variada, a Romênia é repleta de curiosidades. Confira algumas. 
•É na Transilvânia que está localizada a maior igreja gótica entre Viena e Istambul;
•Timisoara é a cidade natal de Johnny Weissmuller, protagonista da primeira versão de Tarzan. A cidade foi também a primeira da Europa a ter postes de luz nas ruas em 1889;
•Nicolae Paulescu é romeno e foi o médico responsável pela descoberta da insulina;
•É na Transilvânia também que fica o maior museu de sal do mundo. 
•Os romenos celebram o início da primavera no dia 1º de março com muita festa, durante as festividades, os homens mostram sua admiração e respeito pelas mulheres as presenteando com um martisor, um pequeno laço branco e vermelho. Onde  branco representa a honestidade e o vermelho simboliza o amor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Revista SE7E