Rádios On-line
8991
SAúDE

Você já ouviu falar da lipo HD?

Cirurgião plástico explica o que é, para quem é indicado

4 OUT 2019 - 09h:33Por

Ter um corpo perfeito e escultural é o sonho de muitos brasileiros. Mas nem sempre a academia e a dieta garantem o resultado esperado. Uma maneira de atingir esse sonho é a cirurgia plástica, que vem crescendo por todo o país. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), apesar da crise financeira que o país enfrenta em diversos setores, os procedimentos estéticos tiveram um aumento de 25,2% em comparação a 2016.

Dentre essas cirurgias está a lipo HD, queridinha de famosas como a Ex-BBB Jaqueline Grohalski e a cantora Gretchen. Mas você conhece o procedimento? Sabe como é feito? Não? O cirurgião plástico Bruno Luitgards, referência na cirurgia em Brasília, explica.

Segundo o especialista, esta é uma técnica criada para obter resultados de lipoaspiração com maior definição muscular. "O termo se origina da combinação dos termos lipo, que é como é popularmente conhecida a lipoaspiração, e o termo HD, sigla para "high definition" ou alta definição em inglês, significando então uma lipoaspiração com alta definição", comenta.

"Nesta técnica, nós retiramos mais gordura de locais estratégicos para causar efeitos de luz e sombra, que chamamos de áreas positivas e negativas, e enaltecer os contornos musculares dos pacientes, dando um aspecto de abdômen musculoso", acrescenta Luitgards. Ele complementa que, por isso, neste procedimento, é necessário um maior controle do cirurgião sobre as áreas aspiradas para obter um contorno mais natural e harmônico, que se aproxime do contorno natural de pessoas atléticas.

Quais cuidados devem ser tomados antes da cirurgia?

Para o Dr Bruno, o mais importante antes da cirurgia é conversar com o seu cirurgião plástico para entender o procedimento e alinhar as expectativas com o resultado que poderá ser obtido. Além disso, é de suma importância realizar os exames pré-operatórios solicitados, além do jejum e interromper o uso de medicamentos, caso necessário.

"O paciente deve se atentar que o resultado da lipo HD é melhor para pessoas que realizam atividades físicas regulares, por isso, é importante manter uma rotina saudável, com exercícios e dieta normais no pré-operatório", pondera.

Quem pode fazer o procedimento?

Luitgards afirma que esta cirurgia é indicada para homens e mulheres que desejam um corpo mais definido e sarado, mas que tem dificuldade para alcançar este objetivo com atividades físicas e dieta. Portanto, a lipo HD é indicada para pacientes que estejam próximos do seu peso ideal.

"É importante frisar que não existe um procedimento mágico para alcançar o corpo almejado. Assim, não é um procedimento para pacientes sedentários, nem tem objetivo de perda de peso, mas sim de definição muscular e melhora do contorno corporal", diz Bruno. Ele continua "a lipo HD é ideal para ressaltar a musculatura do abdome, dorso, braços, peitoral e glúteos".

De acordo com o médico, uma das grandes vantagens da técnica é a utilização de tecnologias para causar retração da pele através do estímulo à produção de colágeno. Assim, mesmo pacientes com pequena flacidez cutânea, que não poderiam fazer lipoaspiração convencional, podem ser candidatos ao procedimento.

Mas é preciso ter cuidado. O procedimento é contra-indicado para pacientes com expectativas irreais em relação aos resultados que podem ser obtidos. Além disso, pessoas com Índice de Massa Corporal muito alto, acima de 30, não são candidatos a cirurgia e devem passar por reeducação alimentar e mudanças de estilo de vida para perda ponderal antes da operação.

Doenças como diabetes, problemas do coração, tabagismo e outras devem ser avaliadas pelo cirurgião plástico e podem contra-indicar o procedimento, quando não houver controle clínico adequado.

Além disso, a flacidez excessiva da pele também pode ser uma contra-indicação, uma vez que deverão ser associados procedimentos em conjunto para remover a pele. Entretanto na lipo HD, utilizamos tecnologias para causar retração cutânea, o que permite realizar a cirurgia mesmo em pacientes com pequenos excessos cutâneos.

E a recuperação? É rápida?

Conforme o cirurgião plástico, a recuperação após a Lipo HD exige um período de repouso inicial, normalmente de 14 dias para o retorno ao trabalho. As atividades físicas deverão ser interrompidas no período de três semanas e o retorno a elas deverá ser feito gradualmente com a liberação do médico. "Para o melhor resultado desta cirurgia é essencial realizar sessões de drenagem linfática de acordo com a indicação médica e utilizar a cinta modeladora continuamente, pois ela ajuda a manter o formato da gordura esculpida pelo cirurgião", afirma.

"É necessário ainda, evitar o sol enquanto houver equimoses (roxos), pois ele pode causar manchas irreversíveis", finaliza."É necessário ainda, evitar o sol enquanto houver equimoses (roxos), pois ele pode causar manchas irreversíveis", finaliza.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13