RÁDIOS

MS

Agepan inicia etapa de campo da fiscalização de segurança de barragens

Seis usinas, entre hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas, estão incluídas na programação

Por Redação
26/02/2019 • 12h00
Compartilhar

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) começa esta semana a etapa de inspeção de campo das barragens a serem fiscalizadas em Mato Grosso do Sul dentro da força-tarefa capitaneada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De 26 de fevereiro a 1º de março serão feitas quatro vistorias, uma usina por dia. Nos dias 12 e 13 de março a fiscalização acontece em mais duas geradoras.

Ao todo, seis usinas, entre hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas, estão incluídas na programação definida em conjunto com a Aneel para serem vistoriadas: as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) Indaiá Grande, Alto Sucuriú e Verde 4ª, e a Usina Hidrelétrica (UHE) Assis Chateaubriand (Salto Mimoso); e, na sequência, UHE Ponte de Pedra e PCH Ponte Alta.

No Brasil a fiscalização vai abranger 133 usinas hidrelétricas até o mês de maio. Nos primeiros 10 dias (12 a 22), conforme divulgado pela Aneel, foram inspecionadas as barragens de 21 usinas, e não foram identificadas anomalias que possam afetar a segurança das estruturas vistoriadas.

Foco da fiscalização in loco

A verificação da conformidade regulatória, que é o que cabe às agências reguladoras, tem foco em três pontos: Verificação das Estruturas, Verificação da Instrumentação, Verificação do Plano de Segurança de Barragem e do Plano de Ação Emergencial. Cada tópico é composto por um check-list técnico, que inclui diversos itens. Alguns deles são:

Verificação do Plano de Segurança de Barragem e do Plano de Ação Emergencial

- da caracterização das zonas de autossalvamento potencialmente afetadas no caso de rompimento da barragem, quando delimitadas.
- das rotas de fuga.
- de pontos de encontro.
- de Sistemas de aviso nas zonas de autossalvamento ZAS (cirenes).
- de estrutura de coordenação do PAE (comitê de gestão de crise, comitê de emergência, equipe de logística).
- de existência de recursos (humanos, materiais)
- de sistemas de comunicação
- de Sistemas de aviso à população
- de sala de emergência
- da Divulgação e treinamento da população envolvida (simulação).

Verificação das Estruturas

- de estruturas da barragem quanto à cobertura vegetal; drenagem; presença de vegetação arbórea, se há escorregamento do enrocamento, ocorrência de piping (um tipo de erosão).
- de presença de zona de risco a jusante do barramento (edificações, presença humana eventual ou permanente, cidades ou vilas).

Verificação da Instrumentação

- Verificar piezômentro
- Medidores de vazão (Calha Parchal)
- Drenos de fundação
- Inclinômetros, além de outros, em um total de oito itens técnicos de instrumentação.

(Com informações da Agepan)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS