RÁDIOS

MS

Agepen realiza a entrega do 5º parque de pneus confeccionados na Máxima

Solenidade de entrega aconteceu nesta quarta-feira (30), no Ceinf Vera Alba Congro Bastos

Por Redação
30/05/2018 • 16h00
Compartilhar

O quinto Centro de Educação Infantil (Ceinf) foi contemplado com a instalação do parque de pneus, confeccionados por detentos da Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande. A solenidade de entrega aconteceu nesta quarta-feira (30), no Ceinf Vera Alba Congro Bastos, no bairro Uirapuru.

A iniciativa integra o projeto Arte com Pneus desenvolvido por meio da parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ao todo, dez internos do regime fechado confeccionam direta e indiretamente os brinquedos de pneus e outros cinco reeducandos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira realizam a montagem dos parques.

Representando o diretor-presidente da Agepen, a diretora de Assistência Penitenciária, Elaine Arima Xavier Castro, destacou o trabalho desenvolvido no projeto como uma das ações de reinserção social dos custodiados. “Essa é mais uma oportunidade no processo de ressocialização dos presos e é gratificante ver as crianças brincando nesses parques que foram elaborados por eles”, afirmou agradecendo a parceria com a Prefeitura, por meio da Semed.

Presente no evento, o prefeito Marquinhos Trad, frisou sobre a importância dessa parceria, que já beneficiou 1,6 mil alunos. “Nós trabalhamos para oferecer o melhor para nossas crianças e essa parceria junto com a Agepen tem contribuído muito com o desenvolvimento delas, produzindo esses brinquedos”.

Com muita diversão e colorido, os 230 alunos do Ceinf Vera Alba agora podem aprender brincando no parque de pneus instalado no local que conta com 17 peças. A novidade desta entrega é o mini-campo de futebol e o quadriciclo, tudo feito com peças inéditas e a criatividade dos próprios presos.

O parque também conta com cama elástica, balanços, circuito psicomotor, além do jardim e a horta que foram revitalizados e ganharam canteiros de proteção com os pneus. Uma cerca em alambrado também foi construída pelos reeducandos para dividir os espaços do local.

Segundo a diretora Marina Cezária, a unidade ficou sem parquinho por mais de cinco anos, já que estavam enferrujados e por questão de segurança foram retirados. “Receber esses brinquedos é uma alegria imensa para as crianças, que acompanharam a construção do novo parque pelas janelas das salas de aula. Então, elas estão radiantes”, ressaltou a diretora afirmando que também será um instrumento importante no desenvolvimento dos projetos pedagógicos da unidade.

Além da ação social do projeto, que reflete diretamente em melhorias para as crianças e para os presos, o Arte com Pneus também contribui para o meio ambiente, já que dá destinação sustentável para pneus velhos, que também poderiam servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o coordenador do Projeto, agente penitenciário Vinícius Saraiva, que junto com o professor Felipe Augusto da Costa Souza idealizou a proposta, desde o início do trabalho, mais de 600 pneus velhos foram retirados do meio ambiente para atender à demanda, e mais de 130 brinquedos produzidos.

Mãe de duas alunas do Ceinf, Ariane Mendes Vargas, parabenizou a inauguração do parque. “Além de trazer diversão, vai melhorar o desenvolvimento das crianças, porque aprendem brincando também”, agradeceu. “Além disso, vão entender que as pessoas que erraram um dia também podem contribuir com algo bom”.

Na opinião de Simone Cândida da Silva, mãe de Ana Paula, o novo parque representa maior interatividade entre as crianças, proporcionando momentos de alegria e melhorias na coordenação motora dos pequeninos.

O evento de inauguração também contou com a presença da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes; do diretor da Penitenciária de Segurança Máxima, Paulo Godoy; do vereador Betinho; além de técnicos da Semed e comunidade escolar.

(Informações Notícias MS)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS