RÁDIOS

MS

Aplicativo desenvolvido pela Embrapa ajuda pecuarista na escolha do pasto

Com nome intuitivo, app gratuito “Pasto Certo” será lançado na Dinapec 2019, prevista para esta semana, em Campo Grande

Por Éder Campos
17/02/2019 • 08h00
Compartilhar

O Brasil é o maior produtor e exportador de carne bovina no mundo em sistema extensivo, são aproximadamente 200 milhões de hectares de pastagens que hospeda 218,23 milhões de bovinos, segundo levantamento do IBGE em 2016. 

A qualidade da pastagem está diretamente ligada ao manejo agronômico. A Embrapa contabiliza que cerca de 80% das pastagens estão degradadas ou em com algum processo de degradação. Além dessa questão, dúvidas de qual cultivar utilizar para os mais variados tipos de solos, categoria animal, etc, são frequentes entre os produtores.

Como o setor também aderiu ao mundo digital e às startups, pesquisadores tem buscado cada vez mais inovar nos sistemas produtivos. Um exemplo é o Pasto Certo, um aplicativo que pode ser baixado para o celular ou computador, onde pecuarista escolhe qual variedade de gramínea é o ideal para sua propriedade.

Criado há dois anos, o aplicativo será lançado oficialmente na próxima semana, em Campo Grande, durante a Dinapec 2019, prevista para os dias 20, 21 e 22 deste mês. 
Realizada pela unidade Gado de Corte da Embrapa e Famasul, a Dinâmica Agropecuária - conhecida por Dinapec - é um ambiente de inovação e difusão de tecnologias. Nesse contexto a entidade de pesquisa reúne produtores rurais, empresas do agro, profissionais e universidades, onde mostra pontualmente os avanços das pesquisas que serão aplicados no desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

A feira é realizada anualmente como uma vitrine tecnológica da Embrapa, que atrai produtores, técnicos e estudantes para roteiros e oficinas, gratuitamente. A expectativa deste ano é que a feira receba quatro mil visitantes, segundo os organizadores.

CAMPO DIGITAL
Para Sânzio Barrios, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa, a ferramenta digital pode contribuir na escolha e intensificar a produtividade. “A primeira pergunta do produtor, ou dúvida, é qual capim plantar? Essa funcionalidade vem justamente para responder ou auxiliar nessa tomada de decisão. Lógico que uma decisão mais completa é necessária um especialista”, diz.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente para os sistemas Android, IOS ou computador e está disponível na loja Play Store de sistemas operacionais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS