RÁDIOS

MS

Canal de atendimento virtual do Sefaz é disponibilizado ao cidadão

Ferramenta traz comodidade ao cidadão sul-mato-grossense na hora de acertar as contas com o fisco e tirar dúvidas sobre tributos

Por Redação
12/02/2018 • 12h00
Compartilhar

O Fale Conosco, canal de atendimento virtual, evita filas e dá mais agilidade aos atendimentos na hora de acertar as contas com o fisco e tirar dúvidas sobre tributos. Criado há aproximadamente 10 anos, a página da internet traz mais de 50 assuntos específicos para o cidadão, contribuinte ou não.

Para ter acesso basta entrar no site da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), acessar o tópico Sobre a Sefaz, em seguida clicar em Fale com a Sefaz e ter acesso ao link da página do Fale Conosco. De forma bastante simples, o cidadão pode resolver inúmeros assuntos relacionados ao fisco sem precisar sequer sair de casa.

O secretário de Estado de Fazenda, Guaraci Fontana, destaca que a modernização do fisco tem proporcionado um salto enorme na qualidade do atendimento e na desburocratização dos serviços prestados à população. Fontana ressalta que a inserção das novas tecnologias mudou a forma de atuar da Sefaz, em um processo iniciou em 2007 e segue avançando.

Informações

Conforme o responsável pelo canal e fiscal tributário estadual, Fábio Melo Auerswald Albino, a Unidade de Atendimento ao Contribuinte – UAC (Fale Conosco) procura propagar os serviços ofertados virtualmente dando celeridade às demandas dos requerentes.

Reprodução/ Sefaz

“A ferramenta disponibiliza hoje 50 assuntos com acesso pelo site. No período de outubro de 2016 (Data da criação da UAC – Unidade de Atendimento ao Contribuinte/Fale Conosco) até fevereiro de 2018 o Fale Conosco registrou 27.203 incidentes abertos pelos contribuintes/cidadãos. Entre os mais requisitados podemos citar Escrituração Fiscal Digital – EFD (4.970); Nota Fiscal Eletrônica – NF-e (4.518) e Outros Assuntos (4.408). Registrando alto percentual de avaliação ótimo e bom, com mais de 90%, pelos requerentes”, comemora Fábio.

O Fale Conosco conta com menu com informações de diversos assuntos como serviços prestados pelas Agências Fazendárias (Agenfas), cadastro fiscal, conhecimento e transporte eletrônico, ICMS garantido, ITCD, IPVA, exportação/importação, mercadorias em trânsito, pauta fiscal, substituição tributária, entre diversos outros.

Reprodução/Sefaz

Caso não encontre as informações que procura ou ainda tenha dúvidas, o cidadão preenche um breve cadastro e abre um canal de comunicação direto com os servidores da Sefaz. Assim é possível enviar os questionamentos e ter acesso a um banco de dados que armazena o relacionamento com a secretaria como solicitações ativas e concluídas, buscar e filtros por assunto pesquisado. (Com informações da Sefaz)

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS