RÁDIOS

MS

Caravana nas escolas auxilia na identificação de alunos com problemas de saúde

Caravana da Saúde nas Escolas tem como objetivo realizar exames de visão e audição em 166 mil alunos

Por Redação
21/05/2018 • 08h28
Compartilhar

A Caravana da Saúde nas Escolas tem como objetivo realizar exames de visão e audição em 166 mil alunos das redes estadual e municipal de ensino para melhorar o aprendizado dos jovens de Mato Grosso do Sul.

Aluna da EE Zamenoff, Rhiana Fernandes, 9 anos, já apresentava sinais de deficiência auditiva tanto em casa como em sala de aula. Ela pedia com freqüência para a professora repetir o que acabava de ser dito e depois da aula pedia para sua mãe lhe ajudar, pois não havia entendido e tinha ficado com vergonha de perguntar.

Preocupada, sua mãe, Nivânia Fernandes, foi procurar mais informações junto à direção do colégio quando ficou sabendo que a Caravana da Saúde estaria no local e fez questão de acompanhar ao lado da filha a realização dos exames. “Nunca pude realizar exames desse tipo na minha filha. Somos somente eu e ela. Tenho bastante preocupação. Começamos a perceber sinais de que poderia ter algum problema. É muito importante essa oportunidade que o Governo do Estado nos dá de poder fazer esses exames para vermos o estado de saúde dos nossos filhos”, diz.

Em sala de aula, a professora de Rhiana, Márcia Santos, também já havia percebido alguma dificuldade da aluna em escutar. “A gente já a colocava sentada mais na frente. Começamos a perceber que poderia ter algum problema de audição quando ela pedia para repetir o que acabou de ser dito. Percebemos que não era falta de atenção, mas sim algum problema de audição”, lembra.

A coordenadora pedagógica da EE Zamenoff, Sirley Guerra Del Barco, explica que além da Rhiana, os professores já haviam identificado outros alunos com dificuldades de enxergar e escutar. “Tem alunos que tem problemas de visão e os pais não têm condições de poder comprar óculos. No dia a dia, esses alunos são identificados. Os professores os colocam sentados nas primeiras fileiras. Quando a Caravana da Saúde esteve aqui, nós aproveitamos e apontamos os alunos que tínhamos a preocupação de ter algum problema”, explica.

Por meio do Programa, crianças do 4º ao 7º ano, das escolas públicas do Estado, estão sendo atendidas com exames gratuitos de visão e audição e, quando necessário, passam por procedimentos complementares e, se precisarem, receberão óculos, lentes e aparelhos auditivos. A Caravana da Saúde nas Escolas tem duas etapas. Na primeira, é feita a triagem e o diagnóstico. Na segunda, são realizados exames específicos e também os procedimentos necessários.

(Informações Notícias MS)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS