RÁDIOS

MS

Combate à dengue é intensificado e número de mortos cai 84%

Mato Grosso do Sul fechou o ano de 2017 com o menor índice de notificações de casos de dengue

Por Redação
12/01/2018 • 08h06
Compartilhar

O número de mortes por dengue em Mato Grosso do Sul caiu 84% em 2017, quando comparado com o ano anterior. Foram três óbitos registrados nos últimos 12 meses, contra 19 confirmados no mesmo período de 2016. Entre outros fatores, a redução do índice se deve à intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, implantadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Mato Grosso do Sul fechou o ano de 2017 com o menor índice de notificações de casos de dengue. O boletim epidemiológico apresentado pela SES aponta que durante todo o ano passado foram 6.319 notificações da doença. Os casos, quando comparados aos do ano de 2016, onde foram registradas 59.874 notificações, caíram mais de 89%. Os resultados são os melhores obtidos desde 2013, quando foram catalogadas 102.026 notificações e 30 mortes.

Ações de combate

A partir de 2014, o  Estado começou a intensificar as ações voltadas ao combate ao mosquito transmissor da dengue, aumentando o número de capacitações em todos os municípios e realizando ações de combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.

Entre as principais ações está a implantação da Sala Estadual de Situação em dezembro de 2015, criada para registrar os dados levantados a cada visita realizada pelo agente de endemias, direcionando assim as ações de redução dos criadouros do mosquito.

Em novembro do ano passado, a Secretaria de Estado de Saúde deu início a Mobilização Estadual de Enfrentamento ao Aedes aegypti, onde foi lançado o Plano de Contingência de Enfrentamento ao Mosquito, que designa as ações durante o ano com a parceria de várias secretarias e instituições parceiras.

A SES também entregou 2 mil smartphones para os agentes de endemias dos 79 municípios. Cada aparelho possui o sistema E-Visita instalado, que é um aplicativo desenvolvido exclusivamente para o registro de informações de endemias, incluindo a situação dos imóveis visitados e se há focos do mosquito. Em 2017, foram capacitados 27 técnicos, 79 coordenadores municipais de Controle de Vetores e 180 supervisores municipais de Controle de Vetores. (Com informações da Subcom)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS