Você está em Mato Grosso do Sul
Confirmar minha CidadeOs mais de 200 alunos do Centro de Educação Infantil (Ceinf) “Professora Ayd Camargo Cezar”, no Parque do Lageado, já podem se divertir e aproveitar o novo parque instalado. Confeccionados com pneus descartados, os brinquedos foram produzidos pelas mãos de detentos da Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande.
A entrega, realizada nesta quinta-feira (24), beneficiou a primeira instituição e a alegria das crianças contagiou a todas as pessoas presentes no evento. Os brinquedos ainda têm uma função pedagógica, já que foram elaborados a partir de pesquisas e formulados para atender a faixa etária das crianças atendidas nos Ceinfs, que é de até cinco anos.
O “Arte com Pneus” é uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo engloba reunir três vertentes sociais: aprimorar a educação infantil, levar consciência ambiental e ressocializar detentos. A iniciativa também colabora no combate a mosquitos vetores de doenças, como o Aedes Aegypt, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Isso é muito legal porque é bom que as crianças tenham brinquedos para se distraírem e para os presos é um trabalho que eles podem mostrar que tem capacidade de desenvolver algo tão interessante”, elogiou a dona de casa Maria da Conceição Santos Pereira, 30 anos, que é mãe de um aluno do primeiro Ceinf beneficiado.
Presente no evento de entrega do primeiro parque, o secretário de Segurança Pública do Estado, José Carlos Barbosa, classificou a iniciativa como um sucesso, que integra ação social para crianças e pessoas em situação de prisão, e que é reflexo do empenho de servidores públicos, que garantem que a ação aconteça.
“Quem está no sistema prisional precisa de oportunidade para trabalhar e os internos envolvidos nesse projeto vai saber que suas mãos podem edificar o bem, e para a escola é um benefício imenso, tanto que já temos vários pedidos que esse projeto se estenda para outros município do estado”, disse o secretário.
O diretor presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou que “Arte com Pneus” é uma das várias ações desenvolvidas pelo sistema penitenciário que buscam propiciar à sociedade benefícios com a utilização da mão de obra prisional. “Temos inúmeras iniciativas, como hortaliças cultivadas em presídios distribuídas a pessoas carentes, confecção de perucas para pessoas com câncer, entre outros”, informou. “A Agepen trabalha para a sociedade e além de garantir a segurança, buscamos retribuir com ações concretas que também visem o social”, complementou.
Além de beneficiar às crianças, o trabalho traz impactos muito positivos para os internos, segundo o diretor da Penitenciária de Segurança Máxima, Paulo Godoy. “A partir do momento que você oferece uma vaga de trabalho para um interno, você acaba com o ócio e faz com que ele se sinta importante por estar produzindo algo que contribui com a felicidade dessas crianças”, afirma.
Em discurso, a vice-prefeita Adriane Lopes agradeceu a parceria da Agepen e levantou a possibilidade de novos acordos. “Quero agradecer ao secretário de segurança do Estado por essa parceria, que ela se multiplique. Esse trabalho ajuda o sistema penitenciário a reinserir os pais de famílias que ali estão, os jovens, a aprender algo novo, trabalhar a área social e dar um mundo lúdico às crianças”, declarou .
Conquista
Idealizador do projeto, agente penitenciário Vinícius Saraiva de Oliveira comemorou a concretização do primeiro parque montado pelo projeto e se emocionou ao ver as crianças brincando no espaço elaborado pelas mãos de quem, como profissional, têm a missão de contribuir para que mudem de vida. “Estou com a sensação de dever cumprido, não foi fácil, é complicado fazer ações dentro da penitenciária, mas tivemos todo o apoio da Agepen e da Semed, é um sonho que está sendo realizado”, disse.
O professor da Rede Municipal, Felipe Augusto da Costa Souza, que também é autor da proposta afirma que está realizado pelo acontecimento. “Antigamente a realidade é que essa crinças não tinham parque para brincar, hoje vejo no rostinho deles a alegria de poderem ter todos esses objetos para se divertirem e isso é muito gratificante”, declarou.
Nesta sexta-feira (25) será entregue outro parque no Ceinf “Paulino Romeiro Paré”, no bairro Novo Minas Gerais. A ideia é que o projeto beneficie mais 25 unidades. (Informações Notícias MS)