RÁDIOS

MS

Detentos da Penitenciária de Dourados vão cultivar mudas frutíferas

Cultivo na penitenciária contribuirá com pequenos produtores rurais do município, com o fornecimento de mudas

Por Redação
09/04/2018 • 14h00
Compartilhar

Com o objetivo de oferecer ocupação produtiva a detentos, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) firmou mais uma parceria com a prefeitura de Dourados.

Desta vez, o projeto visa implementar o cultivo de mudas frutíferas na Penitenciária Estadual de Dourados (PED). A exemplo do que já ocorre nas unidades de regime semiaberto da cidade, por meio da parceria, também está prevista a implantação de uma horta orgânica no presídio.

Com área de cultivo de três mil m², o local contará com duas estufas e vai utilizar, inicialmente, a mão de obra de 30 internos. Além de possibilitar capacitação na execução e manutenção da horta orgânica, o projeto visa reforçar a alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade no município.

Para o desenvolvimento do projeto, a Agepen realizará a seleção dos custodiados e a coordenação das atividades; já a Semafes disponibilizará os maquinários e a orientação necessária para a produção na horta. Dentre as mudas cultivadas estão goiaba, caju, mamão, alface, couve, repolho, beterraba, cenoura, entre outras.

O cultivo na penitenciária contribuirá com pequenos produtores rurais do município, com o fornecimento de mudas. A produção também atenderá o consumo dos internos e o excedente será destinado ao Banco Municipal de Alimentos, para atendimento de famílias carentes e instituições sociais. “É uma grande e esperada ação, que impactará todos esses envolvidos de forma muito proveitosa”, destacou o secretário da Semafes, Marcos Roberto Soares.

Para o diretor da PED, Manoel Machado da Silva, a ação terá um impacto muito positivo dentro do presídio. “O projeto será um termômetro de disciplina entre os internos, vem para agregar na ressocialização, na alimentação e contará com uma rotatividade de participantes”, afirmou.

O promotor de Justiça de Dourados, Juliano Albuquerque, comemorou mais essa parceria firmada e destacou as diversas frentes de trabalho já existentes, que são grandes diferenciais no município. “O sistema prisional não conta só com mazelas, e essa é uma oportunidade profissional com redução de pena, bem como outras que valem a pena destacar, como a lavanderia e confecção feita pelos internos na PED”, disse, observando que “são ações como estas que levam mais dignidade aos participantes”.

Todos os internos que vão atuar na horta e no cultivo de mudas receberão o benefício da remição da pena, conforme estabelecido na Lei de Execução Penal, ou seja, a cada três dias de serviços prestados se reduz um dia de cumprimento da pena. Além disso, eles receberão treinamentos técnicos em horticultura oferecidos pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

O Termo de Cooperação Mútua entre a Agepen e a prefeitura de Dourados foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira (6). (Com informações da Agepen)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS