Rádios On-line
DICAS

É possível economizar combustível?

Escolher postos de confiança, não exceder na velocidade, evitar freadas bruscas e manter pneus com pressão correta ajudam

24 JAN 2018 - 11h:13Por Valdecir Cremon

Em tempos de economia difícil, como os de agora, do ano passado e também do anterior, todas as dicas de como economizar são sempre bem-vindas. Principalmente quando o assunto é combustíveis, orientações e como "dirigir bem", dar manutenção nos veículos e ter boa observação são importantes.

Dados do Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA) divulgados no início de janeiro deste ano confirmam: gasolina, diesel e gás foram os itens ligados à manutenção de veículos que mais sofreram alta em 2017. O topo da lista ficou com a gasolina, que aumentou 10,32% em relação a 2016.

Com tamanho impacto no orçamento, é preciso adotar algumas estratégias que ajudem a economizar combustível e a reduzir os gastos do motorista.

Então, anote algumas dicas de economia para o dia a dia e obtenha vantagens com seu carro.

Antes de mais nada, tenha total atenção ao abastecer o carro, optando sempre por postos confiáveis e seguros. Em postos desconhecidos a possibilidade do combustível ser adulterado é grande, o que pode acarretar danos sérios ao motor e também aos demais componentes do veículo.

Para quem vai adquirir um 0km, a dica é buscar pelos modelos mais econômicos, o que não significa escolher apenas os mais compactos. Se a preferência é por carros mais robustos como os utilitários, saiba que o mercado já conta com automóveis que trazem o selo A do Inmetro de baixo consumo. Esta é a garantia de que o motor do carro escolhido é mais econômico - o Novo Aircross, considerado um dos crossovers mais econômicos do Brasil, fabricado pela Citroën, é um deles.

Sempre fique atento à calibragem, pois pneus com a pressão inadequada fazem o carro gastar mais. Direção tranquila também é amiga do bolso: frear bruscamente, cantar pneus e dirigir em alta velocidade comprometem o veículo, a segurança e ainda aumentam o gasto.

Não estique as marchas a menos que haja necessidade. Se o seu veículo possui seis marchas, mantenha sempre a sexta na estrada. Ao viajar, distribua muito bem as bagagens pelo veículo, equilibrando o peso. 

Nunca abra mão das revisões preventivas, pois permitem a identificação precoce de problemas variados, incluindo aqueles que potencializam o gasto de combustível. Cuidar da manutenção do veículo é também cuidar do bolso.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13