RÁDIOS

MS

Equipe de robótica de Dourados leva tijolo adaptado a torneio no Espírito Santo

Torneio de Robótica First Lego League faz parte de um programa internacional de exploração científica

Por Redação
04/02/2020 • 11h12
Compartilhar

Com o tema "City Shaper", que dá aos estudantes o poder de ajudar a construir cidades cada vez melhores, a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League, que será disputada em Vitória (ES), dias 14 e 15 de fevereiro, terá a participação da equipe de robótica MegaMente, formada por alunos da Escola do Sesi de Dourados. Os estudantes levarão para a competição o projeto de um novo modelo de bloco modular, semelhante ao formato de um tijolo de oito furos.

Formada pelos alunos Yasmin Fidelis, Heitor Borges, João Gabriel Lira, Gustavo Godoy, e Maria Eduarda Kuhn, a equipe MegaMente denominou o projeto de Bloco Híbrido Modular, que tem como objetivo reduzir o custo na construção civil e tem um viés sustentável.

"O bloco de tijolo é hibrido, uma junção do tijolo de oito furos e o bloco modular, que já existe. Porém, a ideia é baratear o custo, já que os blocos modulares existentes no mercado têm um valor elevado, encarecendo o custo da obra. Uma construção que utilizar o Bloco Híbrido Modular terá uma economia, pois não precisará quebrar a parede para passar a tubulação de fios, evitará assim desperdício de material", explicou o técnico da equipe Wesley Coelho.

Wesley completa que outro ponto é minimizar o impacto ambiental porque, hoje, a construção civil gera uma grande quantidade de resíduos que são despejados na natureza.

Torneio

O Torneio de Robótica First Lego League, que faz parte de um programa internacional de exploração científica que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar por meio de atividades lúdicas, desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna.

Os temas são diferentes a cada temporada e, neste ano, os times terão que apresentar soluções inovadoras para melhorar, por exemplo, o aproveitamento energético nas cidades e a acessibilidade de casas e prédios. Podem participar estudantes de 9 a 16 anos de idade, de escolas públicas e particulares. Cada equipe pode ter de 2 a 10 competidores, com dois treinadores adultos. Ao todo são 100 equipes competindo.

Os alunos precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS