Rádios On-line
SEGURANÇA PúBLICA

Estado reduz pela metade despesas com manutenção de veículo

Em 36 meses, com plataforma de leilão reverso, Estado deixou de gastar R$ 5,2 milhões em oficinas mecânicas para reparos e troca de peças de veículos oficiais

12 FEV 2018 - 11h:30Por Redação

A adoção do sistema de leilão reverso na contratação de serviços de reparos e substituição de peças de veículos e máquinas está garantindo redução de 50% nas despesas do Estado com a manutenção da frota oficial.

De acordo com a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), o leilão reverso evitou, em 36 meses, de janeiro de 2015 a dezembro de 2017, gastos de R$ 5,2 milhões em oficinas mecânicas. “No processo convencional o custo com a manutenção da frota oficial seria o dobro do que foi gasto até agora”, destaca o secretário de Administração, Carlos Alberto de Assis.

Diferentemente do que ocorre em leilões tradicionais, quando compradores competem para adquirir algum bem ou serviço por meio de lances, no leilão reverso, os vendedores é que competem, oferecendo custos menores para prestar seus serviços.

A SAD tem aproximadamente 300 oficinas cadastradas nessa nova plataforma de tomada de preços adotada pelo Estado. “Esse sistema dá mais opção de fornecedores e prestadores de serviço, diminui prazos, dá maior transparência e reduz os custos pela metade”, afirma Assis.

Os pré-requisitos básicos para a concorrência são menor preço, qualidade do serviço e menor prazo de entrega. A tomada de preços é monitorada e acompanhada em tempo real por todas as partes, inclusive auditores.

De acordo com o superintendente de Patrimônio e Transporte da SAD, José Alberto Furlan, a frota oficial é composta de 4,6 mil veículos, distribuídos nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Quando há necessidade de reparo, substituição de peça ou manutenção, o sistema de gerenciamento de frota é acionado pelo gestor do órgão interessado. A partir de um orçamento base, a plataforma passa a receber das oficinas cadastradas as ofertas de prestação do serviço pretendido. (Com informações da Subcom e SAD)

Deixe seu Comentário