RÁDIOS

MS

Fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo é ‘apenas projeto’, diz Reflore

Vice-presidente da associação revela andamento de estudo de viabilidade

Por Valdecir Cremon
02/03/2019 • 13h14
Compartilhar

Declarações do engenheiro agrônomo Ireno Golin sobre a instalação de uma fábrica de papel e celulose em Ribas do Rio Pardo, com início previsto para este ano e investimento próximo de R$ 5 bilhões, gerou grande expectativa na cidade e reações nem tanto positivas entre empresários do setor. A Reflore, associação sul-mato-grossense dos produtores e consumidores de florestas plantadas, disse que o projeto está em fase de estudos.  

As declarações de Golin foram dadas em entrevista ao jornalista Éder Campos, durante o programa “CBN Agro”, da rádio CBN Campo Grande, no sábado, dia 23 de fevereiro.

O executivo da Reflore, Júnior Ramires, disse dois dias depois que “existe é uma grande possibilidade de Ribas do Rio Pardo ter uma fábrica, mas há variáveis que precisam ser consideradas”, como a formação do capital e a composição da sociedade do negócio. “Não podemos afirmar [que o projeto existe] com veemência, porque instalar uma fábrica assim não é tão simples como ir daqui para ali. É necessário, antes, saber se existe demanda [por papel e celulose] e se tem para quem vender. Uma decisão assim leva anos de estudo e avaliação”, afirmou.

A entrevista tomou grande proporção, principalmente no município que aguarda geradores de desenvolvimento local e foi republicada em sites de notícias, além de comentada por leitores em redes sociais, que afirmaram aguardar uma indústria capaz de gerar emprego e renda à população e ao produtor rural através da matriz produtiva.

Veículos de comunicação do Estado, que repercutiram a entrevista, lembraram que Ribas do Rio Pardo (MS) vive a expectativa da chegada da indústria, desde quando foi anunciada pelo então governador André Puccinelli, em 8 de outubro de 2013, em São Paulo (SP). Passados quase seis anos, a cidade continua aguardando a confirmação da notícia.

FLORESTAS
O Estado é hoje um expoente nacional em florestas plantadas por possuir condições climáticas, solo favorável e área de plantio disponível - fatores que despertam  interesse em indústrias e investidores. “Vários segmentos  industriais, não apenas de celulose, mas outros setores que utilizam a floresta plantada têm interesses no Estado”, disse Ramires.

Atualmente, Mato Grosso do Sul possui 1,1 milhão de hectares de florestas plantadas com eucalipto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS