RÁDIOS

MS

Ferramenta de controle social beneficia pesquisadores e universitários

Informações sobre receitas e despesas apresentadas no Portal Dados Abertos estão disponíveis com detalhes, de forma não agregada ou transformada

Por Redação
17/05/2019 • 13h00
Compartilhar

Ferramenta do Governo do Estado que aumenta a transparência da gestão e o controle social, o Portal Dados Abertos disponibiliza para o público em geral informações sobre as diversas áreas de atuação governamental e beneficia, principalmente, pesquisadores e universitários. A avaliação é do controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda.

“Esse é o público que mais será beneficiado pelo Dados Abertos. Estudantes universitários – alunos de graduação, mestrado e doutorado – que precisarem buscar, comparar e estudar informações produzidas pela administração pública estadual”, afirma o controlador.

As informações sobre receitas e despesas apresentadas no Portal Dados Abertos estão disponíveis com detalhes, de forma não agregada ou transformada. O conteúdo das secretarias, fundações e autarquias da administração estadual é abastecido mensalmente. Nenhum software ou programa de computador específico é necessário para utilizar o material produzido.

Na prática, o Dados Abertos é uma extensão do Portal da Transparência. “A diferença é o tratamento dos dados”, explica Girão. No Portal da Transparência, as informações já estão extraídas do banco de dados do Governo do Estado e trabalhadas conforme exige a legislação. “Um bom exemplo é a despesa com pessoal, onde é possível consultar a remuneração bruta e líquida de servidores”, comenda o controlador.

Já o Portal Dados Abertos disponibiliza o próprio banco de dados do Governo do Estado para consulta pública. “As pessoas podem buscar e fazer a extração de conteúdos para estudos e comparações”, disse Girão.

O Portal Dados Abertos coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-MS) com apoio da Superintendência de Gestão da Informação (SGI) da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Mais detalhes sobre a nova ferramenta podem ser obtidos no decreto que instituiu a política em Mato Grosso do Sul – publicado em Diário Oficial no dia 8 de maio.

(Informações Notícias MS)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS