RÁDIOS

MS

Fim do horário de Verão pode levar a distúrbios do sono, diz especialista

Além disso, podem ocorrer fadiga, dor de cabeça, falta de atenção perda de apetite e até mesmo reduzir a motivação

Por Ingrid Rocha
16/02/2019 • 19h08
Compartilhar

Termina daqui há pouco o horário de Verão em Mato Grosso do Sul, em mais nove Estados e no Distrito Federal. Os dias de transição para o horário "normal" podem levar as pessoas a terem alguns problemas no organismo, como explicou a neurologista clínica Aline Marques. “Os dias que se seguem [ao horário de Verão]podem levar a distúrbios do sono, fadiga, dor de cabeça, falta de atenção perda de apetite e até mesmo reduzir a motivação”, disse.

Segundo a especialista, a luz solar influencia nos ritmos fisiológicos do organismo. Por isso, tanto o início como o fim do horário de Verão podem ocorrer mudanças no ritmo do corpo. O hormônio endógeno melatonina, que é o hormônio indutor de sono, tem o seu horário de pico alterado pelas mudanças no relógio. Para se adaptar, é necessário um certo tempo.

Mas, de acordo com Aline Marques, o retorno de uma hora nos relógios é menos impactante do que o início porque a maior parte das pessoas se adapta melhor a atrasos do que a avanços.

Essa adaptação pode ser feita de forma mais tranquila, como por exemplo, com cuidado com o horário de dormir, segundo explica a neurologista clínica. “Evitar diferenças de mais de duas horas nos horários de ir dormir e de acordar, nos finais de semana; manter o quarto de dormir silencioso, escuro e com uma temperatura amena são medidas que ajudam nesta adaptação", disse a especialista. 

Além disso, evitar atividades físicas até 6 horas antes de dormir também pode ajudar nessa adaptação. 

OUTROS CUIDADOS
Outra dica importante citada pela neurologista nesta transição de horário é o cuidado que devem ter motoristas, como também alerta o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Mato Grosso do Sul.

O gestor de Educação e Segurança de Trânsito do órgão, Nedis Gonçalves, ressalta cuidados com a alimentação e o sono antes de dirigir “É necessário dormir mais cedo, evitar dirigir após a ingestão de alimentos pesados, inclusive após o almoço, e evitar viajar à noite e, principalmente, sozinho”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS