RÁDIOS

MS

Governo conclui ciclo de encontros do PPA no interior

População discute prioridades do governo para os próximos quatro anos

Por Redação
07/08/2019 • 09h00
Compartilhar

O Governo do Estado concluiu nesta terça-feira (6), em Ponta Porã, o ciclo de encontros regionais de planejamento do Plano Plurianual (PPA) 2020/2023 no interior do Estado. Os encontros anteriores aconteceram em Aquidauana, Naviraí, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas. O último será realizado na próxima quinta-feira(10), às 14h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

O PPA define as prioridades para o próximo quadriênio nas áreas de saúde, assistência social, emprego, segurança, educação, ciência, tecnologia e inovação; desenvolvimento econômico e infraestrutura.  “A discussão do PPA aproxima a população dos projetos para o desenvolvimento do Estado, colocando a sociedade a participar diretamente dessas diretrizes”, explica Flávio César, secretário-adjunto de Governo.

O evento foi realizado no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e contou com a participação de gestores públicos, população e acadêmicos da instituição. “Abrir este debate, trazer novas ideias para a Universidade e fazer com que os alunos participem daquilo que eles podem construir, faz toda diferença – não apenas para a academia mas para toda a população beneficiada por essas ações”, enfatizou a diretora do Campus da UFMS de Ponta Porã, Claudia Carreira Rosa.

Para o coordenador de Gestão Estratégica, Thanner Nogueira, a realização do encontro na fronteira ressalta o respeito do Governo com as particularidades regionais:  “Essa região precisa de projetos específicos de segurança pública e de serviços, devido à alta demanda do Paraguai, incluindo as de brasileiros que fazem cursos na fronteira. Temos que considerar as ameaças e as oportunidades da região, como a Rota  Bioceânica, para a partir disso trilhar e estruturar bons projetos. Ponta Porã é um município muito representativo e forte economicamente, de forma que trazer as discussões do sul do Estado para cá, foi o fechamento que a gente precisava”, explicou.

O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, participou da discussão enfatizando a importância dos investimentos em infraestrutura e saúde, para atender às demandas da região.“Ponta Porã é uma cidade pujante que requer investimentos em infraestrutura para atender o fluxo de turistas que chegam por aqui. Também acho muito importante fomentar a discussão sobre como podemos melhorar a  qualidade de vida da nossa população. Nesse sentido, precisamos melhorar a saúde oferecida aos nossos moradores e garantir recursos para atender as microrregiões que utilizam do serviço público de Ponta Porã”, concluiu.

PPA

O Plano Plurianual (PPA) serve para que o governo possa desempenhar suas funções com critério, é necessário que haja um planejamento orçamentário, que estabeleça as prioridades da gestão. É para esse fim que a própria Constituição introduziu um modelo orçamentário para a gestão do dinheiro público. Esse é o documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo (04 anos) da administração pública. Prevê, entre outras coisas, as grandes obras públicas a serem realizadas nos próximos anos. 

 (Informações Agência Brasil)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS