RÁDIOS

MS

Hemosul convoca doadores de sangue O- e O+

Todos os hospitais públicos e privados do estado são atendidos pela Rede Hemosul

Por Redação
15/06/2017 • 11h47
Compartilhar

A Rede Hemosul funcionará em horário diferenciado para coleta de sangue neste feriado de Corpus Christi, celebrado em 15 de junho. Para atender pacientes internados em Mato Grosso do Sul, a Rede convoca doadores de todos as tipagens sanguíneas, especialmente pessoas que têm sangue dos tipos O- e O+.

Todos os hospitais públicos e privados do estado são atendidos pela Rede Hemosul. Confira abaixo o horário de funcionamento da Rede Hemosul de quinta-feira (15) a domingo (18).

• Hemosul Coordenador – Avenida Fernando Corrêa da Costa, Campo Grande

Quinta-feira (15): fechado.
Sexta-feira (16): aberto das 7h às 12h.
Sábado (17): aberto das 7h às 12h.
Domingo (18): fechado.

• Hemosul Santa Casa, em Campo Grande

Posto de coleta fechado de quinta-feira (15) a domingo (18). O atendimento volta ao normal na segunda-feira (19).

• Hemosul Hospital Regional, em Campo Grande

Posto de coleta fechado de quinta-feira (15) a domingo (18). O atendimento volta ao normal na segunda-feira (19).

• Hemosul no interior do Estado (Dourados, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas)

Postos de coletas fechados na quinta-feira (15) e abertos na sexta-feira (16), das 7h às 12h. Sábado (17) e domingo (18) os locais permanecem fechados, com retorno das atividades na segunda-feira (19).

Como doar

Para doar sangue é preciso seguir algumas regras: estar munido com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração (também disponível no site), levar para mãe, pai ou responsável legal assinar e, então, reconhecer firma desta assinatura. Se o menor de idade for emancipado pode ir sozinho ao Hemosul e apresentar o documento de emancipação. Se for casado, levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.

Embora a lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

O doador deve estar bem alimentado para doar sangue. Não se pode doar sangue em jejum. Mas deve-se evitar alimentos com excesso de gordura quando for realizar a doação. É recomendado alimentação saudável.

(Informações do site Notícias MS)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS