RÁDIOS

MS

Hospital alerta população divulgando dados sobre suicídios

Em média três pacientes chegam todos os meses no Pronto Socorro por tentar tirar a própria vida

Por Redação
20/09/2017 • 12h00
Compartilhar

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, aderiu à campanha Setembro Amarelo (mês de Prevenção ao Suicídio) e divulgou dados de pessoas atendidas por tentativa de suicídio, com objetivo de alertar a população sobre a importância de se falar sobre o assunto.

Segundo o Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NSPH), em média três pacientes chegam todos os meses no Pronto Socorro por tentar tirar a própria vida e, na maioria das vezes, ingerindo medicamentos. Segundo dados do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4° GBM) de Ponta Porã, de janeiro até hoje, foram atendidas dez ocorrências desta natureza e, com três óbitos.

De acordo com o Ministério da Saúde entre os fatores de risco associados com o suicídio estão transtornos mentais, como depressão, alcoolismo, esquizofrenia; questões como isolamento social, desemprego, migrantes; questões psicológicas, como perdas recentes, dinâmica familiar; e condições clínicas incapacitantes, como lesões desfigurantes, dor crônica e câncer.

A presidente da Comissão de Humanização do Hospital, Mariana Euzébio Januário, destaca a necessidade do tema suicídio ser debatido dentro das instituições de saúde. “Durante séculos, por razões religiosas, morais e culturais o suicídio foi considerado um grande “pecado”, por esta razão, tratamos com medo e vergonha esse importante problema de saúde pública, que não desaparecerá sem o esforço de todos nós. Envolvidos ou não com doenças psiquiátricas, a dificuldade em buscar ajuda, a falta de conhecimento e de atenção sobre o assunto por parte dos profissionais de saúde e a ideia errônea de que o comportamento suicida não é um evento frequente, condicionam barreiras para a prevenção”, diz.

Campanha interna

Foram entregues laços amarelos aos funcionários em todos os setores do hospital pela equipe de Humanização e o destaque foi falar sobre a importância da campanha. 

A campanha Setembro Amarelo traz como lema "Falar é a melhor solução" e tem o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo inteiro e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

(Informações do Hospital Regional de Ponta Porã)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS