RÁDIOS

MS

I Seminário Paralímpico do Centro-Oeste será acontece em Campo Grande

Objetivo do evento é chamar a atenção dos profissionais de Educação Física sobre a inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar

Por Redação
03/05/2018 • 15h00
Compartilhar

Mato Grosso do Sul sedia desde terça-feira (2) o I Seminário Paralímpico Escolar da região do Centro-Oeste, no campus da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande. O evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), recebeu aproximadamente 100 inscritos entre acadêmicos e profissionais de Educação Física.

O objetivo do evento, segundo o vice residente da CPB, Ivaldo Brandão, é chamar a atenção dos profissionais de Educação Física para um problema muito sério que é a questão da inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar. “O Seminário propõe essa discussão em todo o Brasil, sobre as necessidades que as escolas possuem para poder oportunizar e atender melhor as pessoas com deficiência, principalmente nas aulas de Educação Física”, ressalta.

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, falou sobre a parceria com o Comitê Paralímpico e sobre a importância do Estado sediar um evento desse porte. “É um momento muito positivo para o esporte de Mato Grosso do Sul, são parcerias como essas que fazem a diferença. Essa é uma oportunidade ímpar para os profissionais de Educação Física de MS e do Brasil”.

Ontem ainda houve a mesa redonda com o tema “Descoberta de Talentos”.  A professora de Educação Física, Mirian dos Anjos, ressaltou a relevância de seminários como este para a capacitação de profissionais da área esportiva. “Com o curso eu vou poder adquirir conhecimento e aprender mais com pessoas de referência que conhecem o trabalho com adaptados”, afirmou.

Ao todo serão três dias de evento. Nesta quinta-feira (3) acontecem os mini-cursos sobre Deficiência Física (DF), Deficiência Visual (DV), Deficiência Intelectual (DI) e teste de Avaliação Motora Adaptada (AMA). Na sexta-feira (4.5) será realizada a última mesa redonda com os representantes de MS e de outros estados sobre o tema “Esporte Paralímpico Escolar” e “Projeto Paralímpico Estadual”, além de apresentação de banners e trabalhos orais.

Estiveram presentes na abertura do Congresso representando a Assembleia Legislativa os deputados Rinaldo Modesto e João Grandão; o coordenador da Academia Paralímpica Brasileira (APB), José Fernandes; a coordenadora do Curso de Educação Física da UCDB, Fabiane Macedo; o professor de Educação Física, Mario Sérgio Fontes; além de representantes de órgãos estaduais e municipais. 

A banda da Associação Juliano Varela, instituição especializada no atendimento a pessoas com Síndrome de Down, esteve presente abrilhantando a abertura da cerimônia.

(Informações Notícias MS)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS