RÁDIOS

MS

Indústria vai investir R$ 6 milhões na produção de látex

Termo de Concessão de Incentivos Fiscais foi assinado pelo governo do Estado

Por Da redação
06/08/2019 • 06h09
Compartilhar

O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e o secretário Felipe Mattos Ribeiro, da Sefaz (Secretaria de Fazenda), assinaram na tarde desta segunda-feira (5) o Termo de Concessão de Incentivos Fiscais que viabiliza a implantação da primeira indústria de borracha em Mato Grosso do Sul. O ato aconteceu na sede da Fiems (Federação das Indústrias do Estado) e contou com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa, e os presidentes das Federações de Agricultura (Famasul), Maurício Saito, e da Indústria, Sérgio Longen.

O diretor da ASK Trading Indústria, Comércio, Importação e Exportação Ltda, Ricardo Machado Fontenla, disse que a decisão de investir em Mato Grosso do Sul se deve à plantação de seringais já em fase de produção existente e ao potencial do Estado para essa cultura. “A indústria da borracha tem que estar o mais perto possível da plantação de seringais, para evitar o custo elevado com o transporte do látex”, explicou.

Ademais, Fontenla elogiou a receptividade que a empresa teve em Mato Grosso do Sul e destacou o atendimento ágil e hábil dos técnicos da Semagro na solução dos entraves para viabilizar a assinatura do termo de acordo que garante a vinda da indústria. “Tivemos uma receptividade incrível na Semagro. Fiquei impressionado com a capacidade técnica, a habilidade em resolver problemas. São essas características que vão garantir o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, disse.

A ASK Trading compromete-se a investir R$ 6 milhões na implantação de uma indústria para processamento de látex em Aparecida do Taboado, região Leste do Estado, e deve gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos. O projeto tem três fases, vai desde a produção de borracha granulada usada na fabricação de pneus até o composto de borracha, que é um produto mais refinado e de larga utilidade. Até que a planta seja concluída a ASK Trading vai comprar o látex dos produtores de Mato Grosso do Sul e processar em sua unidade na cidade de Mirassol, em São Paulo.

O secretário Jaime Verruck apresentou, na ocasião, um panorama da cadeia da borracha no Estado. Os seringais ocupam 22.418 hectares espalhadas por 29 municípios, sendo que Paraíso das Águas concentra 32% desse total, seguido de Paranaíba (14%) e Aparecida do Taboado (9%). A indústria da ASK Trading será instalada no centro da região produtora de látex.

Jaime Verruck elogiou o desprendimento da ASK Trading e desejou boa sorte ao empresário, agradecendo pela decisão de escolher Mato Grosso do Sul para investir. “Pode confiar nas nossas instituições”, disse. O Estado ofereceu incentivos tanto na entrada de maquinários para a indústria – que teria que pagar a diferença de imposto – quanto na saída do produto. “Não haverá impacto negativo na arrecadação porque essa receita nem existia. Ao contrário, vamos agregar riquezas, gerar mais empregos e aumentar nossas receitas”, disse.

Apesar da seringueira ser uma árvore nativa da Floresta Amazônica, atualmente a Ásia é a principal produtora de borracha do mundo. O Brasil só produz 40% do que consome, sendo obrigado a recorrer ao mercado internacional para suprir a demanda, e tem na China o maior fornecedor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS