RÁDIOS

MS

Milhares de famílias em Dourados serão atendidas com novas obras de esgoto

Mais de 312km de rede coletora de esgoto estão sendo implantados e 15.666 famílias serão atendidas com novas ligações domiciliares

Por Redação
16/04/2019 • 14h00
Compartilhar

Com recurso federal e próprio, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) está executando diversas obras de melhorias e ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Dourados. Entre as obras em execução, está sendo construída uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade de tratar 100 litros por segundo.

A construção dessa ETE está localizada ao lado direito da rodovia MS 156, sentido Distrito Industrial.  Além disso, também estão sendo implantados mais de 312 km de rede coletora de esgoto e 15.666 ligações domiciliares, entre outras obras que irão ampliar a coleta e o tratamento de esgoto na cidade de Dourados. 

De acordo com o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul, Helianey Paulo da Silva, essas obras são importantíssimas para o Meio Ambiente e para a saúde da população: “A ETE fica afastada da cidade e a rede de esgoto fica embaixo da terra. Muitas pessoas não veem e ainda não sabem da importância desse tipo de investimento, mas é fundamental para garantir a preservação ambiental e evitar doenças, tais como diarreia, leptospirose, hepatites infecciosas (A e E)”, explica o diretor. 

Novos investimentos 

O diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior, disse que muitos outros investimentos estão previstos para o município de Dourados em saneamento básico (água e esgoto), caso a concessão de serviços de água e esgoto seja renovada. 

A Sanesul já iniciou as tratativas para renovar a concessão de serviços de água e esgoto através de um contrato de programa de gestão compartilhada entre o Estado, o Município e a Empresa Pública (Sanesul). Walter destaca que a estatal já universalizou o fornecimento de água tratada em todos os municípios onde atua e que agora a empresa está focada em aumentar a cobertura de esgoto, pois tal investimento melhora a qualidade de vida da população. 

“Temos certeza que o melhor caminho para o Município de Dourados é continuar essa parceria que deu certo e que os resultados estão sendo colhidos agora.  O saneamento básico proposto pela Sanesul está sendo cumprido à risca e o plano de investimento será feito de forma que contemple também essa universalização na parte de esgoto”, disse. 

(Informações Notícias MS)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS