RÁDIOS

MS

MS é campeão nacional em taxa de presidiários

Dados do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões foram divulgados na semana passada

Por Ronie Cruz
12/08/2018 • 12h44
Compartilhar

Dados do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0), divulgados na semana passada, revelam que Mato Grosso do Sul é campeão nacional em número de presos. São 834,6 para cada grupo de 100 mil habitantes. 

O BNMP 2.0 cruzou informações do IBGE, de 2017, e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, o Estado tem 22,6 mil pessoas para uma população de 2,7 milhões de habitantes. É como se toda a população do município de Bataguassu, na Costa Leste, estivesse atrás das grades. Do total, 61% (3.291) são presos provisórios.

Os homens são maioria, com 17,8 mil detentos. Há 1,5 mil na cadeia e 2.191 mandados de prisão pendentes. Destes,  155 são foragidos. A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário atribui esse cenário principalmente ao tráfico de drogas - 42% das prisões.

No país há 700 mil presidiários, e homens são a maioria. O Acre tem a segunda taxa mais elevada no país em número de presos - 6.915, segundo o CNJ. (Colaborou Valdecir Cremon)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS