RÁDIOS

MS

Mundo Novo realiza workshop sobre Reserva de Patrimônio Natural

Inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir desta terça-feira (20)

Por Redação
20/11/2018 • 15h00
Compartilhar

A unidade de Mundo Novo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) realiza, no dia 30, o 1ºI workshop Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Ernesto Vargas Baptista, que discutirá o tema “Os desafios de sua criação e gestão”. O evento também é o primeiro das comemorações do Jubileu de Prata da Uems.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na secretaria da Uems de Mundo Novo a partir desta terça-feira (20).

O evento é fruto de uma parceria da Uems com a família Vargas Baptista, em comemoração ao centenário de nascimento. Ernesto Vargas Baptista, com seu irmão Leocindo é considerado o fundador de Porto Morumbi, localizado a 20 Km de Eldorado, nos anos 50.

A RPPN está localizada no bioma Mata Atlântica, em área definida como de prioridade extremamente alta para conservação pelo Ministério do Meio Ambiente.

Programação

7h30 – Credenciamento

8h – Boas-vindas e abertura

Palestra 1: As motivações para a criação da RPPN Ernesto Vargas Baptista. Palestrante: Ana Luzia de Almeida Basta Martins Abrão (Procuradora e Gestora da RPPN/ Ambiente Engenharia)

9h – Palestra 2: O Município de Eldorado e o Porto Morumbi. Palestrantes: Edvaldo José de Souza (Diretor do Departamento de Meio Ambiente de Eldorado) e Fabiana Maria Lorenci (Vice-Prefeita de Eldorado/MS)

10h – Palestra 3: A importância e os desafios das RPPNs. Palestrante: Drª Luciana Carla Mancino (Gerência de Unidades de Conservação – Imasul)

11h – Intervalo para o almoço (livre)

13h – Mesa Redonda

Tema 1: A participação pioneira do Coripa na gestão ambiental – Palestrante: Nayara Raposo Olivo (Secretária Executiva do Coripa – representando o ICMBio)

Tema 2: O papel do ministério público nas ações de educação ambiental junto à comunidade. Palestrante: Dra. Karina Ribeiro dos Santos Vedoato (Ministério Público de Mato Grosso do Sul)

Tema 3: A gestão ambiental municipal. Palestrante: Éder Uilson França Lima (Prefeito de Ivinhema – Assomasul)

Tema 4: A História e o Meio Ambiente.  Palestrantes: Profª Drª Viviane Scalon (Gerente da Uems -Amambai) e Profª Drª Marinete Aparecida Zacharias Rodrigues (Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História da Uems/Amambai)

15h – Espaço para debate

 (Com informações da Uems)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS