RÁDIOS

MS

Pagamento à vista do IPVA segue até 31 de janeiro

Segundo a Sefaz, ao todo foram lançados 1.006.449 carnês, que somam uma expectativa de arrecadação de R$ 698 milhões

Por Redação
15/01/2018 • 11h00
Compartilhar

Os contribuintes do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018 já podem realizar o pagamento do tributo. A Secretaria de Fazenda (Sefaz) informa que aqueles que decidirem quitar o tributo em parcela única têm direito a 15% de desconto. O prazo vence em 31 de janeiro de 2018, tanto para pagamento à vista quanto parcelado.

Os boletos foram enviados via Correio ainda em 2017, para dar oportunidade aos contribuintes de se planejarem financeiramente. A guia continua impressa em preto e branco e em formato único, independentementemente da opção do contribuinte de pagar à vista ou em até cinco vezes. A intenção é simplificar o processo e facilitar o entendimento do valor por parte do proprietário de veículo automotor.

Conforme dados da Sefaz, ao todo foram lançados 1.006.449 carnês, que somam uma expectativa de arrecadação avaliada em R$ 698 milhões. O IPVA é um imposto estadual pago anualmente por proprietários de veículos automotores, dos quais são exigidos emplacamento, seja automóvel, motocicleta, aeronave ou embarcações. Do total arrecadado, 50% cabe ao Estado e 50% ao município onde ocorreu o emplacamento.

Os percentuais aplicados são os mesmos praticados no ano de 2016 e 2017, ou seja, não houve aumento por parte do governo. A Sefaz reforça que em caso de dúvidas, a autenticidade dos boletos pode ser conferida junto às Agencias Fazendárias (Agenfas) espalhadas em todo o Estado ou ainda por meio da página da Sefaz conforme os passos a seguir:

- Clique no banner IPVA 2018;

- Clique em Confira Autenticidade da Guia;

- Informe o número do Daems no campo Documento localizado na parte interna da Guia;

- Clique em Avançar.

O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado, ficando atrás somente do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os recursos do IPVA são revertidos em melhorias para os cidadãos e são aplicados conforme o planejamento financeiro, podendo ser utilizado para pagamento de servidores até políticas públicas como Educação, Saúde, Segurança, entre outros. (Com informações da Sefaz)

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS