RÁDIOS

MS

Paratletas de MS conquistam 118 medalhas na Fase Regional do Circuito Brasil

Participaram das competições 390 atletas

Por Redação
05/02/2020 • 07h29
Compartilhar

A delegação sul-mato-grossense voltou com a bagagem mais pesada de Brasília (DF), sede da Fase Regional Centro-Leste do Circuito Brasil Loterias Caixa 2020 de paratletismo e paranatação. No total, foram 118 medalhas obtidas, sendo 59 de ouro, 32 de prata e 27 de bronze. Os paratletas de Mato Grosso do Sul tiveram o apoio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

Além de Mato Grosso do Sul, o torneio na Capital Federal recebeu paradesportistas de Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Acre, Rondônia e Tocantins, entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro.

Conforme o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), entidade organizadora, participaram do evento 390 atletas, dos quais 292 foram às disputas no atletismo e 98 na natação. Representaram as cores da bandeira de Mato Grosso do Sul 58 atletas, 12 técnicos e 17 membros de staff (tappers, atletas-guia, auxiliares técnicos e dirigentes), de 11 agremiações, com sedes em Campo Grande, Dourados e Sidrolândia.

O atleta João Vitor Alves da Silva, da Associação Esportiva Dourados Paralímpico, debutou nas disputas paralímpicas com 100% de aproveitamento ao faturar o ouro em todas as provas em que participou: 800 e 1.500 metros rasos, e salto em distância, na classe T35 (paralisados cerebrais que conseguem andar).

O jovem douradense de 14 anos quebrou o recorde brasileiro adulto nos 800m, ao finalizar a prova com o tempo de 03min09s10. A marca anterior era de 03min13s26, obtida em maio de 2017. “Foi o nosso destaque no evento. Só temos a agradecer à Fundesporte por respeitar e incentivar o esporte paralímpico em nossa cidade”, afirma o técnico do Dourados Paralímpico, Antônio Pietramale.

Na natação, o destaque foi Milaini Alviço Araújo, de 15 anos, do Rádio Clube/Submersos Natação Paralímpica, presente no pódio em todas as provas inscritas. Ao todo, a nadadora, treinada pela técnica Maristela Amaral, conquistou seis medalhas, sendo cinco de ouro (50m, 100m e 200m livre; 50m costas e 150m medley) e uma de prata (50m peito).

Confira as medalhas dos sul-mato-grossenses

Competição

O Circuito Brasil é composto por quatro fases regionais e duas nacionais. Em 2019, o Circuito, considerado o mais importante evento paralímpico nacional, reuniu mais de dois mil atletas de todo o Brasil. Os atletas que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do CPB nas etapas regionais (Centro-Leste, Rio-Sul, São Paulo e Norte-Nordeste) garantem participação nas fases nacionais do Circuito, que ocorrem no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). (Com informações da Fundesporte)

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS