Rádios On-line
8297
Preve Objetivo
FISCALIZAÇÃO

Polícia apreende 36 molinetes e pescadores fugiram

PMA alerta que não adianta afirmar que está pescando de varinha na margem do rio pois esta modalidade também é proibida

14 FEV 2018 - 10h:00Por Redação

Em fiscalização no rio Aquidauana, entre a Cachoeira do Sossego em Rochedo, à foz do rio Cachoeirão, no município de Terenos, uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Campo Grande apreendeu 36 varas de pesca com molinetes.  As pessoas que estavam em ranchos abandonaram o equipamento e fugiram antes da chegada da equipe.

A polícia ainda cortou 43 anzóis de galho que estavam armados à margem do rio.

Alerta

A PMA informa que a única pesca permitida neste período na bacia do Rio Paraguai e nos rios de domínio do Estado, na Bacia do rio Paraná é a pesca de subsistência. 

Subsistência é manutenção da vida. Então, quem pode pescar é o ribeirinho e populações tradicionais que precisam da proteína do peixe para manutenção de sua vida. Eles podem capturar 3 kg, ou um exemplar, respeitando as medidas permitidas, porém, não podem comercializar em hipótese alguma.

Portanto, a população das cidades lindeiras, bem como pessoas que vão passar o final de semana em ranchos às margens dos rios, não podem pescar de forma alguma.

Observação

Não adianta afirmar que está pescando de varinha na margem do rio. Esta modalidade também é proibida.

Nos Lagos das Usinas do Rio Paraná, o pescador amador pode capturar 10 kg mais um exemplar de peixes exóticos e não nativos da bacia, tais como: tucunaré, corvina, tilápia, bagre africano, porquinho etc.

Para o profissional não há limite de cota de captura para as espécies citadas, porém, não pode o profissional não pode utilizar petrechos de malhas, espinheis, anzóis de galho, fisga e outros petrechos proibidos.

A PMA alerta ainda aos foliões e às pessoas que vão descansar em ranchos e locais às margens dos rios, que respeitem a legislação, não pescando nos locais proibidos e soltando os peixes nos locais onde estará permitido o pesque-solte, que é a calha do rio Paraguai. (Com informações da PMA)

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
CULTURA
6763