RÁDIOS

MS

Policiais e líderes de organização criminosa são presos por contrabando de cigarro

São cumpridos mais de 80 mandados de prisão e busca e apreensão em MS e outros quatro estados

Por Kelly Martins
22/09/2018 • 10h03
Compartilhar

Mais de 80 mandados de prisão e de busca e apreensão são cumpridos neste sábado (22) pela Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Mato Grosso do Sul, e outros quatros estados, contra organização criminosa especializada em contrabando de cigarros. A “Operação Nepsis” foi deflagrada hoje também em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Alagoas.

Entre os presos, além dos líderes e dos “gerentes” da organização criminosa, policiais de Mato Grosso do Sul também estão na lista. Eles são suspeitos de facilitar o contrabando. Foram expedidos 40 mandados de prisão contra sete policiais rodoviários federais, quatro policiais militares – dois deles já estão presos –, dois policiais civis e outros membros do grupo. Os policiais da PRF são lotados na região de Bataguassu que é a principal rota para o contrabando de cigarros, segundo a PF.

Além de Bataguassu, os mandados de prisão da operação são cumpridos nas cidades de Iguatemi, Mundo Novo, Eldorado, Dourados, Maringá, Presidente Prudente, Presidente Epitácio (SP).

A Organização Criminosa investigada formou um verdadeiro consórcio de grandes contrabandistas, com a criação de uma sofisticada rede de escoamento de cigarros contrabandeados do Paraguai pela fronteira do Mato Grosso do Sul. Ela se estruturava em dois pilares: um sistema logístico de características empresariais, com a participação de centenas de pessoas exercendo funções de “gerentes”, batedores, olheiros e motoristas e, ainda, a corrupção de policiais cooptados para participar do estratagema criminoso.

Com base na investigação, estima-se que, em 2017, os envolvidos tenham sido responsáveis pelo encaminhamento de ao menos 1.200 carretas carregadas com cigarros contrabandeados às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Os valores em mercadorias contrabandeadas atingem cifras superiores a R$ 1,5 bilhão.

Cerca de 280 policiais federais de diversos estados foram destacados pela PF para o cumprimento de 35 mandados de prisão preventiva, 8 mandados de prisão temporária, 12 suspensões de Exercício de atividade policial e 43 mandados de busca e apreensão nos cinco estados.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS