RÁDIOS

MS

Repensando o conceito de serras

Por Arnaldo Rodrigues Menecozi*
21/07/2018 • 06h55
Compartilhar

Desde os primeiros anos escolares aprendemos muitos conceitos que, ao longo do tempo, às vezes nem percebemos quantos equívocos fazem parte de suas explicações, quer sejam históricas ou geográficas, e nem nos damos conta quantos erros vão se formando e se solidificando ao longo do tempo. Neste artigo, o assunto em pauta refere-se a um conceito geográfico, mais precisamente no âmbito da geomorfologia. 

Aprendemos que no Brasil existem serras e mais serras. Assim como em Mato Grosso do Sul, com relevância às de Maracaju e a da Bodoquena, além de outras de caráter local, e de menor destaque.

Uma serra, no sentido geográfico, é toda elevação pontiaguda do relevo, com neve constante em suas extremidades, cujo coletivo chama-se cordilheira, como a dos Andes. No Brasil, o termo serra tem substituído a real denominação geomorfológica de determinadas escarpas de planalto que, nunca poderiam ser consideradas serras algumas elevações entre 50 a 100 metros de altitude. Há situações que são verdadeiras cuestas.

Escarpa é uma rampa ou aclive de terrenos que aparecem nas bordas das elevações, chamadas de planaltos, serras ou morros testemunhos. Há dois tipos de escarpa: as de origem tectônica, produzidas por grandes movimentações da natureza, como as do Planalto Atlântico. O outro tipo de escarpa é a de erosão, como ocorre no território sul-mato-grossense, cujos resultados abruptos foram escavados pelos agentes erosivos (vento, chuva e temperatura).  A cuesta, por sua vez, é uma forma de relevo dissimétrico que apresenta um declive suave em seu reverso, e um corte abrupto ou íngreme em seu front, ou na chamada frente de cuesta. É o tipo de relevo que predomina nas bacias sedimentares, como é o caso onde se assentam as elevações daquilo que se chamam serra de Maracaju. 

Bodoquena - As elevações da serra da Bodoquena se constituem, em verdade, um planalto com escarpas direcionadas para a planície pantaneira, sendo, portanto, significativo divisor de águas regional pelas suas dimensões. O referido Atlas Multirreferencial define as dimensões dessas elevações com aproximadamente 200 km de extensão por 65 km de largura, apresentando altimetria variando entre 400 a 650 metros. 

Com suas elevações na porção sudoeste de Mato Grosso do Sul, o que, popularmente, chamam de serra da Bodoquena apresenta um relevo com estrutura complexa, correspondendo a uma grande faixa de dobramentos lineares, composta por um conjunto de relevo disposto na direção norte-sul, tendendo para noroeste, abrangendo um corpo principal (tradicionalmente conhecido como serra da Bodoquena), além de relevos menores localmente denominados de morros ou de serras. 

Maracaju - O Atlas Multirreferencial define as elevações da chamada serra de Maracaju como um planalto e que apresenta, sobretudo em sua porção norte, mostras de piemontes (depósitos de material muito heterogêneo, como seixo, areia, argila, limo). O planalto é esculpido em rochas basálticas, originando um relevo plano ou tabular nas principais áreas elevadas, além de modelados que se elevam nas áreas de cabeceiras de drenagens e encostas. 

Além disso, o mesmo Atlas esclarece que o primeiro patamar da bacia sedimentar do Paraná, em sua porção oeste, é uma cuesta que recebe denominações locais de serras, com a de Maracaju na parte sul e a do Pantanal na parte norte. Esculpida em arenito, apresenta na borda, desnível relativo de 400 metros.

Sobre as serras, o IHGMS catalogou em Mato Grosso do Sul 49 elevações com denominações de serras.  Faz-se necessária uma mudança em tantos outros conceitos, mas no que se refere ao de serra, já vem de longa data com esse equívoco. Depende muito dos professores o início dessa provocação. E o IHGMS se propõe a engajar-se nessa empreitada.

*É geógrafo e professor universitário, associado efetivo titular da cadeira nº 30 do IHGMS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS