RÁDIOS

MS

Rio Taquari sobe rapidamente e Imasul emite alerta em Coxim

Alerta foi emitido para a Defesa Civil estadual e municipal às 11h30 desta terça-feira (9) e é válido para as próximas 24 horas

Por Redação
10/01/2018 • 07h00
Compartilhar

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), órgão vinculado a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), emitiu alerta para o alto nível do Rio Taquari, no município de Coxim, com potencial para causar alagamentos e desabrigar famílias nas próximas 24 horas.

Conforme os dados da Sala de Situação do Imasul foram registrados 36,2 milímetros de chuva nas últimas 24 horas na região, o que elevou rapidamente o nível do Rio Taquari. Às 7h30 desta terça-feira (9) a cota estava em 475 cm, mas subiu em média de 4,25 cm/h chegando a 4,92 cm às 11h30.

O acumulado de chuva, aliado aos números desta manhã de ontem, indicam para a tendência de alta do Rio, que pode atingir a cota de Emergência (500 cm) nas próximas horas. Na altura em que está o Rio já iniciou o processo de invasão nas instalações lindeiras ao seu curso.

O alerta foi emitido do Imasul para a Defesa Civil estadual e municipal às 11h30 desta terça-feira (9) e é válido para as próximas 24 horas. O histórico recente de chuvas no município e o solo já bastante encharcado facilita a ocorrência de enchentes e consequentemente de danos materiais e risco à integridade humana.

A Sala de Situação do Imasul monitora os leitos dos principais rios do Estado em 12 pontos e informa a Defesa Civil Estadual sempre que o nível supera o limite considerado de alerta ou emergência. Além da Sala de Situação, a Semagro dispõe de outro importante instrumento para orientar o poder público e a população em geral sobre mudanças bruscas no clima e tempo: o Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (CEMTEC). (Com informações da Semagro)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS