RÁDIOS

MS

Riqueza e diversidade hidrográfica do Estado de Mato Grosso do Sul

Por Arnaldo Rodrigues Meneccozi
24/03/2018 • 07h50
Compartilhar

Para esse marco editorial, o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul estabeleceu o gênero denominado hidrografia, com suas respectivas espécies, algumas específicas do vocabulário sul-mato-grossense, como corixo, baía, vazante. Foram registrados arroios, baías, cachoeiras, canais, corixos, córregos, desaguadouros, lagoas, riachos, ribeirões, rios, saltos, sangradouros, vazantes, ilhas, portos, além das usinas hidrelétricas, perfazendo o total de 7.119 verbetes. Registre-se, ainda, a existência de aproximadamente 70 ilhas e mais ou menos uns 4.000 cursos d’água sem suas respectivas denominações e que não foram catalogados.

É digno o destaque que a Enciclopédia das Águas tem para pesquisadores, professores, acadêmicos, políticos e a população em geral porque se constitui no único material de pesquisa realizado em Mato Grosso do Sul referente aos temas ali abordados. Nesse sentido, já atendemos muitos pesquisadores, inclusive da Itália, cujo teor abordado na Enciclopédia serviu de base para elaboração de trabalhos científicos.

Para o conhecimento de MS, a Enciclopédia das Águas atende não só com informações hidrográficas, mas alcança outros patamares do conhecimento, como eventos históricos, turísticos, alterações ocorridas, tipos de vegetação, aspectos da culinária, entre outras, além da etimologia de vários termos, sobretudo de origem indígena. 

A base da pesquisa cartográfica foram as cartas topográficas do IBGE e do Serviço Geográfico do Exército, na escala 1:100.000, totalizando 154 cartas que cobrem o território sul-mato-grossense. Também foram utilizados vários mapas antigos, dentre eles os de Francisco Antônio Pimenta Bueno, de 1880, e de Cândido Mariano Rondon, de 1952, além de relatos de monçoeiros, diários de viagens de Augusto Leverger e de Joaquim Francisco Lopes, além de trabalhos descritivos de Taunay e outras fontes bibliográficas.

Na esfera pedagógica, a Enciclopédia das Águas oferece ao professor material de primeira ordem no conhecimento de nosso Estado e de uma maneira prática, direta e com vocabulário de fácil compreensão, sem perder, evidentemente, a importância das informações.

Considera-se, ainda, que a geografia sul-mato-grossense, no sentido conceitual, apresenta determinados termos e expressões, específicos do nosso Estado, isto sem considerar a questão etimológica. Desde arroio, baía, boca, cordilheira, corixo, leque aluvial, sanga entre tantos outros, é possível enumerar dezenas deles. Os exemplos abaixo são uma pequena mostra da riqueza de vocabulário existente nos topônimos geográficos sul-mato-grossenses.

Arroio - É  o curso de água, caracterizado como um ribeiro ou regato, sem permanência definida. Termo usado na região sul do Brasil com o sentido de riacho ou córrego. A maioria dos arroios aparece na área de fronteira com o Paraguai e a Bolívia, provavelmente pela influência da língua guarani, pois no Paraguai o termo arroyo (pronuncia-se arrôtchio) refere-se a um pequeno curso de água, corguinho, no linguajar regional. Em guarani, arroio, ysyry, significa um pequeno curso de água, quase contínuo. Além disso, outra influência a registrar é a presença de sulistas, especialmente os gaúchos, desde fins do século XIX, de onde arroio significa indistintamente um pequeno curso de água. 

Baía - Em sentido geral, é a reentrância do mar no continente. No Pantanal, o termo baía é aplicado para designar porções de água, muitas vezes lagoas, que podem se comunicar com um rio. Essas baías resultam da acomodação dos detritos (material aluvial) carregados pelas cheias. Baía também é entendida como lagoa temporária ou permanente de tamanho variado, de forma elítica, em crescente, em forma de uma pera ou irregular. Os meandros abandonados do rio Taquari são denominados de baías.

Boca

É o arrombamento ou abertura nas margens dos rios, especialmente aqueles em área geologicamente recente (quaternário), com predomínio do arenito, podendo produzir bancos de areia, dunas, canais. Em Mato Grosso do Sul, é conhecida a expressão bocas do rio Taquari.

Cordilheira -  No sentido geral, é o coletivo de serras, sendo uma grande massa de relevo saliente que se manifesta nas cadeias de montanhas reunidas e que formam uma individualidade geográfica definida, como a cordilheira dos Andes, Alpes, etc. No Pantanal, cordilheira é o conjunto das elevações (ou pequenos terraços entre lagoas) do relevo que não são inundadas no período das vazantes, manifestando-se em pequenos níveis de terraços, formadas por cordões arenosos alongados, de até 6 metros de altura, podendo apresentar vegetação, como o cerrado e espécies de palmeiras.

Corixo - Curso de água de dimensões variadas, assim como sua intensidade de vazão, podendo ser um brejo, ou canal, ou, ainda, um curso de água que ressurge na época das cheias, chamado, por isso, de sazonal. Ocupa, muitas vezes, um leito abandonado de um curso de água qualquer. Termo específico do Pantanal, os corixos são formados quando sangram os rios para a planície pantaneira, contribuindo para o enchimento da região. O corixo pode aparecer com as seguintes denominações: corixa, corixe e corixão. O Visconde de Taunay definiu como o lugar de maior depressão nos terrenos alagados pelo transbordar dos grandes rios.

Leque aluvial - É o depósito de sedimentos ou fragmentos de rochas, geralmente encontrados em encostas de escarpas ou em áreas planas. Em Mato Grosso do Sul, o exemplo característico de leque aluvial é o do rio Taquari. Com o passar do tempo diversos leques aluviais podem se unir lateralmente, num processo chamado anastomose, e podem ser encobertos por sedimentos mais recentes. O nome leque aluvial é devido à forma característica como os sedimentos vão se espraiando, também conhecido por leque ou cone de dejeção. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS