RÁDIOS

MS

Semana do Artesão é aberta com Feira e Sarau das Artes

Homenageado deste ano, artesão João Manoel [in memorian], que veio de Alagoas, mostra a interação entre as culturas, importante para o artesanato do nosso Estado

Por Redação
19/03/2018 • 10h00
Compartilhar

A 11ª Semana do Artesão foi aberta na manhã deste domingo (18), na cidade do Natal, com muita música, apresentações de dança, recitação de poesias, gastronomia e cerca de 120 artesãos expondo e comercializando seus produtos em 30 estandes.

O superintendente de Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania, Ricardo Maia, representou o secretário Athayde Nery. “Quero agradecer a todas as associações de artesãos, as mulheres artesãs, representantes do empoderamento feminino, à Katienka [Klain, coordenadora da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de MS] e a toda a equipe à frente deste evento, nesta manhã tão bonita neste espaço bonito também. É importante ocupar os espaços da cidade e mostrar a importância do artesanato para a cultura do Estado.

O homenageado deste ano, artesão João Manoel [in memorian], que veio de Alagoas, mostra a interação entre as culturas, importante para o artesanato do nosso Estado. Que todos aproveitem esses trabalhos que estão sendo feitos pelos artesãos do nosso Estado”.

A presidente da Associação Internacional de Poetas, Delsniève Daspet, entregou a medalha de mérito poético à secretária municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brum, e agradeceu a todos os parceiros do evento que vieram expor sua arte. “Vieram vários músicos oferecer sua arte. O pessoal da dança, do teatro, no decorrer do dia farão várias apresentações para homenagear os artesãos”.

Na abertura da 11ª Semana do Artesão teve música, dança, poesias, gastronomia e cerca de 120 artesãos expondo e comercializando produtos.

A secretária, Nilde Brum, disse que se sentiu lisonjeada com a homenagem. “Hoje começamos uma semana de eventos em homenagem aos artesãos. Olhem a programação e estejam conosco nos eventos. o artesanato nos faz ir para todos os cantos deste mundo”.

Ao final da solenidade de abertura, a presidente do Sindicato dos artesãos, Jane Clara Arguelho, entregou a medalha de Honra ao Mérito ao prefeito Marcos Trad e à secretária municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brum.

A Semana do Artesão vai até o dia 24 de março com muitas atrações.

Um dos expositores, o artesão Jonas Ferreira Caminha, trabalha há 40 anos com couro, madeira, semente, tear e metal, produzindo miniaturas dentro da garrafa, colares, brincos, cintos, bolsas e carteiras. Ele nasceu em Belém mas vive em Campo Grande. Para ele, viver da arte é “muito bom”. “Gostei da infraestrutura aqui da Cidade do Natal. Já passou da hora de Campo Grande ter feiras no segmento do artesanato. Campo Grande é um palco poderoso porque somos corredores pro Mercosul, é um celeiro maravilhoso, gosto aqui desse Estado”.

A Semana do Artesão vai até o dia 24 de março. Confira a programação:

18 de março (domingo) – Sarau das Artes

Feira de artesanato, gastronomia, música, dança e poesia.
Local: Cidade do Natal – Altos da Afonso Pena
Horário: das 9h às 16h

19 de março (segunda-feira) – Dia do Artesão na Casa

Exposição de artesanato dos homenageados pelas entidades de artesanato.
Local: Casa do Artesão de Campo Grande
Abertura: 16h
Apresentação musical: Guga Borba

20 de março (terça-feira) – Noite Cultural

Exposição do trabalho do artesão João Manuel, música, dança, sorteio de brindes.
Local: Morada dos Baís – SESC/MS
Abertura: 18h
Apresentações: Choro Opus Trio, grupo de dança de salão Bailah, Vitor Pirralho e Jorge Calheiros (repentistas/cordelistas de Alagoas)

21 de março (quarta-feira) – Noite Honrosa

Solenidade de entrega da Medalha Conceição dos Bugres aos artesãos de destaque em 2017.
Local: Assembleia Legislativa de MS
Abertura: 19h

22 de março (quinta-feira) – Oficina de Ecobags

Abertura da oficina de produção de Ecobags que será ministrada por Isabel Muxfeldt às segundas, terças e sextas, no bairro Moreninha, com carga horária de 80 horas.
Local: Rua Oires 183, Moreninha I
Abertura: 14h

23 de março (sexta-feira) – Oficina de Cerâmica: Onça Pantaneira

Abertura da oficina de cerâmica com foco na criação de onças do Pantanal que será ministrada por Rodrigo Avalhaes de terça a sexta, das 17h30 às 21h30, com carga horária de 100 horas.
Local: Centro Cultural Otavio Guizzo
Abertura: 17h30

24 de março (sábado) – Café com Arte

Café da manhã em homenagem aos artesãos, feira de artesanato e apresentações culturais.
Local: Praça dos Imigrantes
Horário: das 9h às 16h
Apresentação musical: Grupo Sampri e Tempero do Samba

(Com informações da FCMS)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS