RÁDIOS

MS

Semana do Artesão tem exposições, homenagens e eventos culturais

A 12ª edição da Semana do Artesão terá seis dias de programação

Por Redação
20/03/2019 • 09h00
Compartilhar

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza a 12ª edição da Semana do Artesão, de 19 a 24 de março de 2019. A programação inclui eventos na Plataforma Cultural, Casa do Artesão, Praça dos Imigrantes, Cidade do Natal e Assembleia Legislativa.

Realizado em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande o evento conta com o apoio das seguintes associações: Associação dos Produtores de Artesanato de MS; União dos Artesãos de MS; Associação dos Artesãos da Praça dos Imigrantes; Associação dos Artesãos de MS; Federação das Associações de Artesanato de MS (Fenart/MS), Associação dos Micro Empreendedores Individuais e Sindicato dos Artesãos de Mato Grosso do Sul.

O evento, realizado anualmente há 11 anos, é em alusão ao dia do artesão, comemorado nessa terça-feira (19). Seguem-se dias de homenagem aos profissionais do artesanato e de reconhecimento ao seu trabalho.

A Semana do Artesão é o principal evento de celebração do dia do artesão em Mato Grosso do Sul e ela se consolidou como momento de articulação e fortalecimento dos laços entre os trabalhadores do setor, seja individualmente ou por meio de suas entidades representativas.

A Semana teve início com noite cultural na Plataforma da Estação Ferroviária, às 19h, com exposição do trabalho do mestre artesão Elpídio de Freitas, música, dança e sorteio de brindes.

Programação

Nesta quarta-feira (20), às 19h, na Assembleia Legislativa, acontece a Noite Honrosa, solenidade de entrega da Medalha Conceição dos Bugres aos artesãos que se destacaram em 2018. Deputados entregarão a medalha aos artesãos indicados pelas associações de artesãos como destaques na profissão em 2018.

Na quinta-feira (21) será o “Dia do Artesão na Casa”, exposição de artesanato dos homenageados pelas entidades do Setor Artesanal de MS, com apresentação musical e sorteio de brindes na Casa do Artesão, às 17h.

Na sexta-feira (22) será reinaugurado o Centro Referencial de Artesanato de Mato Grosso do Sul, às 19h, no Memorial da Cultura e da Cidadania. O Centro foi inaugurado em 21 de março de 2007, e expõe o acervo permanente do artesanato de referência cultural do Estado. Esteve fechado deste novembro de 2017 e agora é reinaugurado com novas aquisições ao acervo e restauração das peças antigas.

No sábado (23) será realizado o Café com Arte, na praça dos Imigrantes, às 10h, em homenagem aos artesãos, com feira de artesanato e apresentações culturais. 

Encerrando a programação da Semana do Artesão, a Cidade do Natal recebe no domingo (24), às 16h, a Feira de Artesanato Mãos que Criam, com feira de artesanato, gastronomia, música, dança e poesia. São mais de 300 artesãos expondo seus produtos.

Como parte das homenagens aos artesãos, acontecem duas oficinas gratuitas de artesanato: a de Estamparia Artesanal e a de Fibra e Madeira. As duas oficinas incluem orientações artísticas e de gestão, oferecidas gratuitamente através de parceria firmada entre  Sebrae/MS e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul .

Encerrando a programação cultural, a Cidade do Natal receberá a Feira de Artesanato Mãos que Criam.

Oficinas

A oficina de Estamparia Artesanal acontece no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande, de 26 de março a 17 de abril, com as instrutoras Mary Saldanha e Paula Bueno. São oferecidas 20 vagas para pessoas a partir de 16 anos. As inscrições devem ser realizadas no Centro Cultural localizado na rua 26 de Agosto, 453 Centro. Somente serão aceitas inscrições feitas de forma presencial.

A oficina de Fibra e Madeira será realizada na Casa do Artesão de Três Lagoas, de 25 de março a 5 de abril, com a instrutora de artesanato em fibras Lucimar Maldonado. São oferecidas 30 vagas para pessoas a partir de 18 anos. As inscrições devem ser feitas na Casa do Artesão, localizada na avenida Aldair Rosa de Oliveira, 470,  Centro ou pelo telefone (67) 3029-1579 com o coordenador Eduardo Nakamura. 

Confira a programação na íntegra. (Com informações do Portal MS)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS