RÁDIOS

MS

Seminário sobre Transtornos Mentais reúne profissionais de saúde

Evento faz parte das atividades do Abril Verde – mês de prevenção dos acidentes e doenças relacionados ao trabalho

Por Redação
25/04/2018 • 16h00
Compartilhar

Como parte das atividades do Abril Verde – mês de prevenção dos acidentes e doenças relacionados ao trabalho – a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CVIST), realizou o seminário sobre os Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho dos Profissionais de Saúde.

Com quase 150 participantes, o evento reuniu profissionais de saúde de Campo Grande e do interior do Estado que puderam ser orientados sobre a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

O seminário aconteceu devido à parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro), Superintendência Regional do Trabalho (SRT) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). As entidades participantes representaram o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) estadual e da Capital que integram o Grupo Interinstitucionais de Trabalho (Getrin-24).

Para a realização do Seminário, o CVIST contou com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores da Área da Enfermagem de Mato Grosso do Sul, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e também da Superintendência de Gestão do Trabalho e o Telessaúde.

Mortes e Acidentes

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgados em 2013, duas milhões de pessoas morrem por ano devido a doenças ocupacionais. Já os acidentes fatais vitimizam em todo mundo mais de 320 mil pessoas. Assim, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho.

Ainda segundo esses mesmos dados, o Brasil ocupa a 4ª colocação no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. São quase quatro mil mortes anualmente em decorrência de acidentes de trabalho.

Abril Verde

O movimento Abril Verde foi instituído por iniciativa de sindicatos canadenses depois que um acidente matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No dia 28 de abril é celebrado o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.

Em maio de 2005, foi a vez do Brasil promulgar a Lei n° 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

(Informações Notícias MS)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS