Rádios On-line
7917
GERAL

Seminário vai orientar brasileiros que querem viver no Reino Unido

Seminário é gratuito e acontece no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, na Praça Cívica, às 15h

17 MAI 2018 - 10h:00Por Redação

A Casa do Brasil em Londres realiza nesta quinta-feira (17), em Goiânia (GO), um seminário sobre migração para brasileiros que tenham interesse em viver no Reino Unido. “As palestras abordarão os aspectos práticos e psicológicos do processo de mudança de país. Para que as pessoas façam isso com os pés no chão, para que saibam que a Londres de hoje não é a mesma de 10 anos atrás, quando se arrumava emprego mesmo sem documento”, explicou o presidente da Casa do Brasil em Londres, Carlos Mellinger.

O seminário é gratuito e acontece no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, na Praça Cívica, às 15h. A equipe da casa estará disponível para tirar todas as dúvidas dos participantes, mas para utilizar os serviços individuais de assistência, é necessário se associar.

A estimativa é que 350 mil brasileiros vivam em Londres atualmente. No Reino Unido são cerca de 400 mil. De acordo com Mellinger, 30% deles são oriundos de Goiânia, por isso a escolha da capital goiana para a realização do seminário.

O presidente da Casa do Brasil em Londres estima ainda que cerca de 40% dos brasileiros que vivem no país estejam em situação irregular, sem o visto permanente ou dupla nacionalidade.

Segundo Mellinger, o mercado de trabalho londrino tem absorvido muito bem os brasileiros em quatro setores: restaurantes, como ajudantes de cozinha, lavadores, garçons e até chefes; limpeza, para faxina, tanto em residências quanto em escritórios; construção civil e o setor de entrega, como motoboys ou motoristas. “Cerca de 70% dos motoboys, ou motogirls de Londres são brasileiros. Se você falar 'obrigado', em português, provavelmente vão te responder”, brincou.

Retorno Voluntário

A Casa do Brasil em Londres é uma organização sem fins lucrativos registrada no Reino Unido para a assistência geral da comunidade brasileira. Além dos serviços para os associados, a casa mantém o Centro Brasileiro, com alguns serviços gratuitos.

Entre esses serviços está o programa Retorno Voluntário, apoiado pelo governo britânico, que garante um retorno digno para brasileiros que queiram deixar o Reino Unido, sem o risco de serem presos pelas autoridades.

Segundo a coordenadora do programa, Fátima Lessa, são atendidas muitas pessoas em situação vulnerável. “Normalmente, são pessoas que chegam e veem que a vida não é tão fácil. Já nos procuraram 15 dias depois de chegar, sem documento e sem dinheiro para se manter. Tem pessoas também que já estão há alguns anos e vida está ficando cada vez mais difícil”, disse.

Ela contou que a política do governo britânico prevê multa de 10 mil libras para quem empregar ou alugar quartos para pessoas em situação irregular no país. “Isso está dificultando a vida das pessoas que já viviam lá”, disse Fátima, explicando que a forma mais fácil para se estabelecer no país é com a dupla nacionalidade, para brasileiros que têm alguma cidadania europeia.

Por meio do programa Retorno Voluntário, a autoridade britânica garante a saída do brasileiro do país. Se ele entrou com o visto de turista, por exemplo, o visto é cancelado sem burocracias.

Entre abril de 2017 e maio de 2018, o Centro Brasileiro agilizou o 248 retornos voluntários para o Brasil. Além das passagens aéreas para a cidade de escolha da pessoa, a organização ainda dá suporte ao brasileiro em solo britânico, com acomodação, alimentação e transporte para o aeroporto.

(Informações Notícias MS)

Deixe seu Comentário

JORNAL DO POVO

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
7300