Rádios On-line
BAIXA TEMPERATURA

Frio de setembro em MS é o pior dos últimos 50 anos

Desde o início das medições não fazia tanto frio no estado neste mês, segundo o Inmet

10 SET 2016 - 13h:54Por Kelly Martins

Acostumados com o calor que predomina quase o ano todo, moradores de Três Lagoas estão enfrentando muitos dias com temperaturas mais baixas nesta época do ano. A situação é atípica e normalmente o período é de estiagem. Porém, o inverno em 2016 foi mais rigoroso em Mato Grosso do Sul e o mês setembro é considerado o mais frio dos últimos 50 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O dado foi levantado desde que as medições começaram a ser feitas no estado, em 1966. No dia 2, por exemplo, a frente fria que atingiu o Estado também estava acompanha por chuva o que provocou queda de temperatura em quase todos os municípios. 

Em Três Lagoas, os termômetros chegaram a registrar 13°C, no feriado de quarta-feira (7), Dia da Independência, com sensação térmica de 7 graus. A menor temperatura foi em Ponta Porã, que atingiu 1,9 graus, na mesma data. 

O meteorologista Natálio Abrahão explica que o frio em setembro está relacionado ao fenômeno El Niño, que no segundo semestre deste ano está perdendo força no Brasil. “Diferentemente do ano passado, quando este período foi de sol e calor, em 2016, as chuvas deverão continuar até a primeira quinzena deste mês”, declarou o meteorologista. A previsão é que a temperatura volte a subir a partir de hoje. 

VENDAS AQUECIDAS

O frio prolongado e inesperado deste mês refletiu positivamente no faturamento do comércio de Três Lagoas. Os lojistas comemoraram boas vendas e afirmam que o crescimento chegou a 20% entre agosto e setembro, em comparação com o mesmo período de 2015. As liquidações para queimar o estoque em várias lojas de confecções e calçados ainda são feitas e, em algumas delas, as promoções chegam a ter desconto de 20% a 50%. 

Deixe seu Comentário