RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Acordo da UE com Turquia sobre migrações deve ser fechado até dia 18

Reunião UE-Turquia começou nessa segunda-feira (7) e terminou cerca de 12 horas depois

Por Agência Brasil
08/03/2016 • 09h29
Compartilhar

Os líderes da União Europeia (UE) têm uma semana e meia para fechar acordo com a Turquia sobre como lidar com o fluxo migratório, depois de 12 horas de negociações.

O acordo a ser firmado com o governo turco será analisado pelos 28 Estados-membros da UE na próxima reunião do Conselho Europeu, nos dias 17 e 18, segundo anunciou o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, na rede social Twitter.

A reunião UE-Turquia começou nessa segunda-feira (7) e terminou cerca de 12 horas depois. Os trabalhos prolongaram-se porque a Turquia apresentou uma “proposta mais ambiciosa” do que o esperado, como disse o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, em declaração à imprensa.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, exigiu a antecipação da liberação dos vistos, a abertura de cinco novos capítulos nas negociações da adesão da Turquia à UE - principalmente nas áreas de energia e assuntos internos.

A Turquia quer ainda, numa proposta tratada durante almoço de trabalho, nova verba de 3 bilhões de euros em 2018 e o compromisso dos 28 Estados-membros para que recebam um refugiado por cada migrante econômico que seja devolvido ao país. (Da Agência Lusa)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas