RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Morre juiz conservador Antonin Scalia, membro da Suprema Corte dos EUA

A morte de Scalia em um ano eleitoral constitui mais um problema na luta entre candidatos para assumir um lugar na Corte

Por Redação
14/02/2016 • 09h16
Compartilhar

O juiz Antonin Scalia, da Suprema Corte dos Estados Unidos, morreu neste sábado, 13, aos 79 anos. De viés conservador, Salia era uma das personalidades mais importantes do mundo do direito norte-americano.

Em um comunicado, divulgado pelo site da Suprema Corte, o juiz John Roberts disse que ele e outros ministros ficaram “tristes” ao saber da morte de Scalia.

"Ele era uma pessoa extraordinária e jurista admirado e estimado por seus colegas", disse Roberts. "Sua morte é uma grande perda para o tribunal e para o país que ele tão fielmente serviu”.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nomeado para a corte em 1986, pelo presidente Ronald Reagan, Scalia rapidamente se tornou um dos conservadores mais francos do tribunal, servindo como um adversário firme dos direitos dos homossexuais e do direito ao aborto. "O aborto e a conduta homossexual. Ninguém jamais pensou que esses tópicos deveriam estar contidos em uma declaração de direitos [humanos]”, disse ele ao ser questionado sobre esses temas.

A morte de Scalia em um ano eleitoral constitui mais um problema na luta entre candidatos para assumir um lugar na Corte. A nomeação de um novo juiz é tarefa ainda mais complicada no atual contexto político norte-americano, em que um presidente democrata é constantemente desafiado por um Senado dominado por republicanos.

(Agência Brasil)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas