RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Número de mortos em ataque com caminhão em cidade francesa chega a 84

Motorista que jogou caminhão sobre vítimas seria de origem tunisiana, dizem autoridades

Por Valdecir Cremon
15/07/2016 • 06h44
Compartilhar

O Ministro do Interior da França confirmou no início da manhã de hoje, em Paris (madrugada no Brasil), que pelo menos 84 pessoas morreram e 18 pessoas estão feridas em estado crítico no ataque terrorista feito com um caminhão na noite desta quinta-feira (14) em Nice, durante as comemorações da Queda da Bastilha.

Mais cedo, o presidente francês, François Hollande, disse em um pronunciamento de TV, que o ataque foi um ato terrorista e disse que o estado de emergência, que se encerraria no dia 26 de julho, será extendido por mais três meses.

Saiba Mais

Autoridades de segurança pública disseram que o motorista do caminhão é um franco-tunisiano de 31 anos morador de Nice, segundo a agência de notícias France Presse e o jornal Le Figaro. O documento de identidade dele teria sido encontrado no interior do veículo.

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ataque aconteceu quando um caminhão avançou contra uma multidão que observava a queima dos fogos de artifício durante as comemorações da Queda da Bastilha, um feriado nacional francês. A prefeitura do Departamento dos Alpes Marítimos, onde está localizada a cidade de Nice, disse que o motorista do caminhão foi morto a tiros pela polícia.  Segundo a imprensa local, ele seria um residente de Nice de origem tunisiana.

O prefeito de Nice, Christian Estrosi, escreveu no Twitter pedindo para que os moradores residentes de Nice permanecessem em casa. Ele também declarou que foram encontradas armas e granadas no interior do caminhão e que o motorista disparou contra a multidão.

SOLIDARIEDADE

Em mensagem postada no Twiter, o presidente interino Michel Temer lamentou o ataque terrorista e disse que o governo brasileiro está em permanente contato com o Ministério das Relações Exteriores e avalia a possibilidade de telefonar ao presidente francês, François Hollande, para prestar solidariedade.

"É lamentável que, no dia que eternizou a fraternidade como lema do povo francês, um atentado destrua a vida de tantos cidadãos", escreveu o presidente em sua conta pessoal no Twitter.

Depois da mensagem no Twitter, o Palácio do Planalto divulgou nota oficial de sobre o atentado. No  texto, Temer diz considerar “abjeta e ultrajante” a ação contra inocentes e diz que o episódio não conseguirá abalar os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade celebrados hoje pelos franceses.

“Os assassinos não conseguirão seu intento. Muito ao contrário, apenas reforçarão os laços entre países livres, que buscam a igualdade de condição entre as nações do mundo. E a fraternidade continuará a guiar nossos povos. Hoje, mais do que nunca, somos todos franceses. Irmãos na dor e solidariedade a todos os mortos e feridos, suas famílias e amigos”, diz o texto.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comentou o atentado em Nice. Em nota divulgada pela Casa Branca e pelo o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional norte-americano, Ned Price, o mandatário condenou "o que parece ser um terrível ataque terrorista".

Além disso, o líder afirmou que pediu à sua equipe de inteligência "para entrar em contato com oficiais franceses" e oferecer "qualquer assistência que possam precisar para investigar esse ataque e trazer os responsáveis à Justiça".

Por fim, Obama ainda disse que seus "pensamentos e rezas estão com as famílias e outras pessoas amadas que foram mortas " e que deseja "uma completa recuperação para os vários feridos". (Com informações da Agência Brasil)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas